106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy realiza nesta sexta-feira, 15 de setembro, com o apoio do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, um evento alusivo ao ‘Setembro Amarelo’, no Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo.
O objetivo da ação é conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o acontecimento, tendo em vista os dados que apontam que a Aldeia Ocoy tem o maior número de pessoas que cometem suicídios entre as comunidades indígenas da região.
O evento começou às 8h e tem diversas oficinas durante todo o dia, com os seguintes temas: Ansiedade, preocupação e medo; Raiva e suas expressões; Tristeza; Apatia e indiferença; Felicidade e alegria; Tipos de violências; e Identificação Cultural.
Segundo a coordenadora da Equipe Multiprofissional da Saúde, Marijane Bianchin Alves, essa é a oportunidade de criar um vínculo maior com os membros da comunidade e levar ações que auxiliem a comunidade como um todo. “Fomos convidados para colaborar e com muita satisfação queremos mostrar que eles não estão sozinhos e tem toda uma equipe à disposição”, relatou.
A coordenadora convidou toda a comunidade para prestigiar o evento. “Venha participar e mostrar à comunidade que eles não estão sozinhos”, destacou.
Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, setembro é o mês específico de conscientização sobre o suicídio, no entanto, esse assunto precisa ser tratado e cuidado todo dia. “Nossa equipe está atenta a esses assuntos e trabalhando pontualmente onde a necessidade de ação é mais urgente, como no caso, a Aldeia Indígena”, destacou.
Atualmente a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy possui cerca de 860 moradores.
Fonte: Assessoria