A Itaipu Binacional, Instituto Emater e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros aos Lago de Itaipu, desenvolvem um trabalho de sensibilização voltado ao cultivo de plantas medicinais. Através de palestras equipes voltadas aos órgãos envolvidos estão levando informações para as pessoas interessadas em promover o cultivo. Hoje as ações estão sendo desenvolvidas com a comunidade de Linha Aparecida, em Santa Helena.
Conforme a gestora da ação de plantas medicinais da Itaipu, Liziane Cadini de Morais Pires, o que se busca é demonstrar formas de produção como fonte de renda aos produtores, o que deve ser feita de forma orgânica. Além da palestra de sensibilização, também é possível obter suporte quanto ao fornecimento de mudas.
Segundo a representante do Comitê Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, Teolide Parizotto Turcatel, atualmente há sete projetos contemplados pela política nacional, o que é importante para a profissionalização e adequação quanto a produção de maneira correta. Conforme Teolide Turcatel, para a comercialização há a necessidade de certificação dos produtos.
Audio Teolide
Liziane Cadini frisa o trabalho que está sendo desenvolvido na região com relação às plantas medicinais.
Audio Liziane
Fonte: Assessoria