106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O governador Ratinho Junior visitou na sexta-feira a Unidade Industrial da Lar Cooperativa Agroindustrial em Matelândia, onde entre outros assuntos, foi conhecer o novo sistema de reuso de água da unidade industrial de aves. A indústria de aves em Matelândia foi a primeira a ser inaugurada, em setembro de 1999, quando a Lar Cooperativa apostou na avicultura para diversificar a produção e viabilizar pequenas propriedades para geração de renda aos associados. É a maior entre as quatro plantas em operação, que juntas totalizam um abate diário de mais de 1 milhão de aves, produção com destino a todo território nacional e exportada para mais de 87 países em diversas regiões do mundo.
Agora, investindo em ações voltadas ao meio ambiente, a Cooperativa inaugurou um sistema moderno que permite tratar todo o efluente industrial reaproveitando a água, tanto para o consumo humano quanto para os processos de industrialização do frango.
Com o sistema, metade desta água é tratada e reutilizada pela própria cooperativa. O volume economizado seria suficiente para abastecer uma cidade de 60 mil habitantes.
De acordo com o diretor-presidente da cooperativa, Irineo da Costa Rodrigues, o sistema de reuso de água vem atender as recentes ampliações que foram realizadas na unidade industrial. A visita do Governador Ratinho Júnior também serviu para que a Lar Cooperativa apresentasse alguma importantes necessidades, principalmente em infraestrutura, ao governo, disse Irineo da Costa Rodrigues:
O Paraná é o maior produtor de frangos do Brasil, com mais de 34% da produção nacional. De acordo com o IBGE, o Estado produziu 1,07 bilhão de unidades de janeiro a junho deste ano. A marca é a maior já registrada na história e representa um crescimento de 3,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Somente a unidade de Matelândia emprega cerca de 9 mil pessoas. Em todas as suas unidades, a cooperativa emprega cerca de 30 mil trabalhadores.
Essa é uma das maiores cooperativas da América Latina e que está dando um exemplo de como produzir alimentos com qualidade e sustentabilidade, que é uma preocupação do Estado. Por iniciativas como esta que o Paraná é hoje a maior referência em sustentabilidade do Brasil, afirmou o Governador Ratinho Júnior:
Durante a visita o Governador, também aproveitou para falar do seu sentimento em estar participando desse momento importante e sobre o projeto de reuso de água:
Fonte: João Hermes/Costa Oeste News 92,7