106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O turismo é uma atividade que pode gerar emprego, renda e lazer para os moradores e visitantes de São Miguel do Iguaçu. Porém, o setor ainda precisa de mais incentivo e planejamento para se destacar na região. Pensando nisso, o Conselho Municipal de Turismo (CONTUR) foi reativado e tem se reunido com frequência para discutir as ações e as parcerias que podem impulsionar o turismo local.
O Costa Oeste News entrevistou a presidente do CONTUR, Catia Zanotelli, que é empresária do ramo de turimo. Ela contou como foi o convite para assumir o desafio de liderar o conselho, quais são os pontos fortes e fracos do turismo na cidade e como os interessados podem contribuir com o setor.
Segundo ela, o CONTUR tem como objetivo “fazer um planejamento nas duas primeiras reuniões que a primeira se deu no dia 30/08, foi apenas realmente para escolher a diretoria, para ver quem gostaria de participar e ver os pontos fortes e os pontos fracos aí que que precisam ser melhorados. na segunda e na terceira reunião, nós fizemos o plano de governo, então é agora na verdade que a gente vai começar a planejar o que realmente vai ser feito”.
Ela explicou que o conselho é formado por representantes de vários segmentos ligados ao turismo, como hotelaria, restaurante, agência de viagem, guia turístico, artesanato, cultura, meio ambiente, entre outros. Ela destacou que é importante que todos os envolvidos no setor tenham o cadastro no Cadastur, que é um sistema do Ministério do Turismo que reconhece os prestadores de serviços turísticos no Brasil.
“Todo mundo que trabalha com turismo, guia, agente de viagem, hotelaria, restaurante, que vai receber o turista é importante que tenha esse cadastur. então eu faço aqui até um convite para o pessoal que pensa ou que tem dúvidas a respeito, procurar a Luciana ali no centro cultural, que ela tá lá pronta para atender também e falar um pouquinho sobre o cadastur, porque é de graça”, disse Catia.
Ela também ressaltou que o conselho está aberto para receber sugestões e ideias de quem acredita ter algo a oferecer para o turismo local. Ela citou como exemplos as produções artesanais de cerveja, vinho, queijos e outros produtos coloniais que podem ser degustados pelos turistas.
“Se alguém tem alguma fabricação própria de cerveja, vinho, Queijos, enfim, toda essa parte Colonial também vai ser bem interessante para a gente desenvolver. porque hoje essa degustação é interessante também para o turista e para nós também”, afirmou.
Para entrar em contato com o CONTUR, Catia orientou que os interessados podem procurar o conselho, na prefeitura ou no centro cultural com a Luciana. Ela disse que espera contar com a participação da comunidade para fortalecer o turismo em São Miguel do Iguaçu.
“Eu espero realmente contar com todo mundo porque querendo ou não isso vai beneficiar todo mundo. Então eu espero contar com todo mundo mesmo”, concluiu.
Fonte: Costa Oeste News