Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Casa da Amizade lança programa de combate à dengue em São Miguel do Iguaçu

Iniciativa envolve alunos do terceiro ano das escolas municipais e particulares, que visitam o túnel da dengue e concorrem a prêmios.

  • 19/09/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Casa da Amizade lança programa de combate à dengue em São Miguel do Iguaçu

O costa Oeste News entrevistou as representantes da Casa da Amizade, Darlene Kunh e Eliana Mara, sobre uma atividade que começou na segunda-feira (18) e tem como objetivo combater a dengue em São Miguel do Iguaçu.

Segundo Darlene, o programa “Dengue na minha casa você não tem vez” já está no segundo ano e visa conscientizar as crianças sobre o ato de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

“Esse programa é feito com o intuito de diminuirmos as pandemias em relação à dengue que ocorre em nosso município e nós acreditamos muito que para ter sucesso na diminuição dos casos de dengue será através da educação. Por isso que nós vamos ao encontro das crianças nos colégios e assim juntamente com elas, fazemos um trabalho de educação”, explicou.


Ela contou que o programa conta com a parceria da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Educação e dos agentes de endemias. Uma das ações é o túnel da dengue, instalado na prefeitura, onde os alunos do terceiro ano de todas as escolas municipais e particulares podem aprender sobre o ciclo de vida do mosquito e as formas de prevenção.

“As crianças chegam, elas vão entendendo qual é o processo que o mosquito atua e vão vendo onde que ele se reproduz e quais as formas de combater que é eliminar o lixo doméstico. Você sabe que a maior contaminação está no lixo doméstico, ou seja, na tampinha, no litro esquecido, na garrafa de boca para cima e isso é acumulando água que vai desenvolvendo as larvas”, disse.

Darlene também revelou que os alunos que participam do programa concorrem a prêmios mensais. “A criança primeiro vai passar pelo túnel, depois desse trabalho, as crianças vão para os lares e elas já vão começar a questão de eliminar os focos do mosquito. Todo mês nós vamos sortear crianças, uma de cada turma, esse sorteio ele é sigiloso, ou seja, ninguém sabe quem é o sorteado. Então o agente endemias visita a criança e vai vistoriar se realmente juntamente com a sua família fez a limpeza do quintal, ela vai entrar para um segundo sorteio, que é o sorteio de uma poupança no valor r$ 300”, informou.

A cerimônia de lançamento do programa foi realizada nesta terça-feira (19), na prefeitura, com a presença de autoridades e parceiros. O programa segue até a próxima terça-feira (26), com visitas ao túnel da dengue no período da manhã e da tarde.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post