106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de setembro, em uma operação conjunta entre a Receita Federal do Brasil e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, uma van que tentava cruzar a aduana da Ponte Internacional da Amizade foi abordada com uma grande carga de cigarros comuns e eletrônicos. Foram encontrados também 96 celulares e uma caixa de suplementos em meio a carga. O veículo com placa paraguaia saía de Cidade do Leste em direção a Foz do Iguaçu quando foi interceptado na pista direcionada a passagem de ônibus da aduana. Os cigarros estavam armazenados e distribuídos em diversas caixas que lotavam a parte traseira da van.
A van foi lacrada e continua na Ponte Internacional da Amizade enquanto aguarda brevemente pela inspeção adequada e pela soma dos quantitativos. Mas é estimado que cada caixa tenha cerca de 1.200 caixinhas de cigarros eletrônicos, além dos pacotes de cigarro encontrados na frente do bagageiro do veículo. No total, em unidades, a carga deve contar com cerca de 10 mil cigarros eletrônicos e 10 mil maços do cigarro comum. A venda e o uso dos cigarros eletrônicos são proibidos no Brasil. Já o cigarro convencional, pode ser transportado dentro da cota regular de 1 pacote contendo 10 maços por indivíduo.
A apreensão aconteceu durante uma abordagem de rotina e não houve tentativa de fuga por parte do motorista. O condutor alegou que receberia R$800,00 para entregar a carga ainda em Foz do Iguaçu, na região da Vila Portes. Ele foi preso em flagrante pelo crime de contrabando e encaminhado para a Polícia Federal. Dentro da van, durante inspeção, servidores encontraram um rastreador.
A Receita Federal reafirma seu compromisso com o combate aos crimes de contrabando, descaminho e tráfego em todo o território nacional e em especial, nas regiões de fronteira. A comercialização ilegal de produtos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, como é o caso dos cigarros eletrônicos, pode causar dano notável na saúde da população. A população também desempenha papel essencial no combate a tais ações irregulares. Para realizar denúncias anônimas, é possível entrar em contato por meio dos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Receita Federal