106,5 FM
Rádio Costa Oeste
As profissionais de contabilidade da Itaipu Binacional representaram a Itaipu no 13º Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). Jaqueline Santos Maciel, Cleciane Beatriz Herther, Sabrina Aparecida Xavier Boer e Vera Lucia Brolese Magagnin foram a Manaus (AM) de 20 a 22 de setembro para participar do evento, um dos maiores do setor no Brasil.
Com o tema "A nossa trajetória é o nosso sucesso", o encontro serviu de base para explorar os desafios, conquistas e o futuro promissor das mulheres na área contábil. O objetivo foi incentivar o progresso das mulheres no setor.
Este ano, o encontro se destacou não apenas por seu conteúdo técnico, mas também pela dedicação em promover a igualdade de gênero, a diversidade e a inclusão no campo da contabilidade. Todas essas pautas são prioridades na atual gestão de Itaipu, em consonância com as diretrizes do governo federal.
Incentivo ao empoderamento
Para o diretor financeiro executivo, André Pepitone, o evento foi muito mais do que uma oportunidade para compartilhar conhecimento técnico. “Foi um tributo ao poder da diversidade e da igualdade de gênero no mundo da contabilidade, o que nos inspira a continuar apoiando e promovendo uma comunidade contábil diversificada.”
Com a participação das mulheres da empresa no encontro, “a Itaipu reconhece a importância de promover a inclusão e a igualdade. O Encontro Nacional da Mulher Contabilista exemplifica esses valores em ação. Juntos, estamos construindo um futuro mais inclusivo e igualitário para a contabilidade.”
Oportunidade
Para as representantes de Itaipu, a participação foi uma grande oportunidade para fazer network e trocar experiências com profissionais de todo o Brasil.
Entre os painéis de que mais gostou, Maciel destaca o “Movimento Elas Lideram”. “Ouvir a trajetória de sucesso das mulheres amazonenses foi inspirador". Ela se emocionou ao ouvir a história de uma contadora que teve acesso a água potável com seis anos de idade. "Outro fato que me chamou a atenção é que, até 1962, as mulheres só podiam abrir empresa com aprovação do marido, mostrando que a cultura poda os sonhos das meninas e o tempo das mulheres. Nossos desafios são grandes.”
Para Herther, o encontro foi muito rico, pois uniu contabilidade, cultura e integração. “Além de abordar questões técnicas inerentes à nossa profissão, trouxe temas específicos do universo feminino, como a equidade de gênero e a ‘Pink Tax’, preço maior aos produtos destinados ao público feminino.”
Já Boer diz que “o evento foi muito inspirador e tratou temas que estão em evidência na área contábil como um todo”. Uma das palestras que ela destaca foi sobre Environmental, Social and Governance - ESG (Sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa), na qual as palestrantes defenderam a equidade e a diversidade como pilares da sustentabilidade. “E há cenário melhor para tratar disso do que a Amazônia?", questiona.
Magagnin comenta que outro tema importante em debate foi a inteligência artificial na profissão contábil. “Não devemos nos preocupar com o avanço da tecnologia e nem competir com ela, mas, sim, valorizar a vantagem humana, pois ainda contamos com a empatia e confiança.”
Diversidade e empoderamento
O 13º Encontro Nacional da Mulher Contabilista reuniu cerca de 2.000 profissionais de todo o Brasil e foi considerado um marco na promoção do desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres e de todas as interessadas no campo contábil.
Hoje, as mulheres representam quase metade dos profissionais da contabilidade no País. Assim, o ENMC é um espaço valioso para fortalecer os laços com a profissão e promover um ambiente inclusivo e inspirador.
As participantes saíram do encontro com um sentimento de empoderamento, prontas para enfrentar os desafios do futuro e construir suas próprias trajetórias de sucesso na contabilidade.
Fonte: Assessoria