Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Raiva: prevenção é a chave, e a vacina é a resposta!

  • 29/09/2023
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Raiva: prevenção é a chave, e a vacina é a resposta!

O último caso confirmado no estado de São Paulo no início de setembro, de um cachorro que morreu diagnosticado com raiva, chamou a atenção de muitos tutores para reverem as carteirinhas de vacinação dos seus pets e verificarem se a vacina contra a raiva está em dia.

Por isso, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU convida a todos a vacinarem seus pets contra a raiva e deixar o protocolo de vacinação em dia. Esta ação visa destacar a importância de proteger nossos pets e prevenir a propagação da raiva, uma doença viral fatal que pode ser transmitida aos seres humanos.

A raiva é uma ameaça séria e silenciosa que afeta tanto os animais quanto os humanos por se tratar de uma zoonose. Ela é transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, com morcegos, raposas, gatos e cães sendo os principais portadores do vírus. Para evitar que nossos queridos companheiros de quatro patas contraiam essa doença mortal, a vacinação anual é fundamental.

O médico veterinário, professor, Drd. Alysson Ramalhais que é especialista em clínica médica veterinária ressaltou a importância da vacinação para os animais.

“Não existe tratamento para a raiva e sim prevenção por meio de medidas profiláticas como a vacinação anual do seu pet. Um animal infectado pode apresentar quadros de salivação excessiva, irritabilidade e quadros neurológicos”.

Além de proteger os pets, a vacinação contra a raiva também desempenha um papel fundamental na proteção da saúde pública. Quando um animal de estimação é vacinado, o risco de transmissão do vírus para os humanos é drasticamente reduzido. Isso é especialmente importante em áreas urbanas, onde o contato entre animais de estimação e pessoas é frequente.

“Podemos vacinar os animais a partir dos 4 meses de vida. Vale ressaltar que a vacinação é muito importante pois é a única forma de prevenir contra essa doença”, ressaltou o médico veterinário.

Portanto, lembre-se: vacinar seus animais de estimação contra a raiva não apenas os mantém seguros, mas também contribui para a saúde e a segurança de toda a comunidade. Faça a sua parte, proteja seus pets e ajude a erradicar essa doença perigosa.

Hospital Veterinário UNIGUAÇU

Caso precise atualizar a carteirinha de vacinação do seu animalzinho, o Hospital Veterinário UNIGUAÇU fica no Campus da Faculdade UNIGUAÇU na cidade de São Miguel do Iguaçu, na Rua Valentim Celeste Palavro, N° 985. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira: 08h às 12h e das 13h30 até 17h30 e aos sábados das 8h às 12h. Para mais informações entre em contato: (45) 3565-3037.


Acompanhe nossas redes sociais @hvu.uniguaçu | @faculdadeuniguacu

Fonte: Assessoria