106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Encerrou às 17h deste domingo (01) a eleição para conselho tutelar de São Miguel do Iguaçu. Compareceram às oito urnas disponíveis 2.655 eleitores, o que representa 13% do eleitorado local.
A eleição foi organizada pela Unioeste e contou com o apoio do TRE e 22 mesários.
A presidente da comissão organizadora, Lidiane Scheffer, garante que tudo saiu como planejado. "Saiu como a gente imaginava, como a gente já estava trabalhando há bastante tempo, organizando, saiu tudo dentro dos conformes. Tivemos algumas pequenas denúncias, mas nada mais grave, foi feito ata, vai ser levado para o Ministério Público, quem vai julgar vai ser o promotor, mas a gente acredita que nada vai mudar alguma coisa, do jeito que ficou o resultado", afirmou.
Os cinco candidatos mais votados foram eleitos para o conselho tutelar e os cinco seguintes ficaram como suplentes. Os eleitos foram:
- Priscila Guilherme – 457 votos
- Tainã Pinto – 395 votos
- Denise Bauer – 389 votos
- Patricia da Silva – 358 votos
- Viviane França – 317 votos
Os suplentes foram:
- Ana Civiero – 218 votos
- Marilani de Toni – 191 votos
- Aline Fernanda – 141 votos
- Regiane Bilski – 97 votos
- Sargento Ortiz - 92 votos
O conselho tutelar é um órgão que zela pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros têm a função de atender, orientar e encaminhar casos de violação desses direitos. Eles também fiscalizam as entidades que prestam atendimento a esse público.
A posse dos novos conselheiros está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024. Eles terão um mandato de quatro anos.