106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), iniciou nessa terça-feira, 03, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), o projeto ‘Tecendo Vínculos’, voltado para os profissionais da rede de proteção do município.
É a 1ª fase do curso que tem por objetivo aproximar os profissionais à população indígena, para que possam ser articuladas e fomentadas políticas e projetos específicos para esta população. “Para isso, verificou-se a necessidade dos profissionais conhecerem minimamente a cultura e a língua guarani”, explicou a psicóloga e chefe de divisão do CREAS do município, Angélica Simoni Monsani Remor.
O curso é um Projeto de Extensão da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e é coordenado pelo professor de Língua e Cultura Guarani, Dr. Mario Ramão Villalva Filho. “Para quem trabalha com o povo indígena é sempre importante conhecer sua cultura e isso vale para todo profissional”, destacou.
A representante da seccional de São Miguel do Iguaçu da Escola de Pais do Brasil, Adriana Castanhel, disse que a escola foi convidada a participar do curso e prontamente atendeu o convite. “Precisamos conhecer pelo menos um pouco da cultura desse povo que tem uma comunidade no município. É preciso conhecer para respeitar”, enfatizou.
Na 2ª fase do projeto os profissionais irão até a Comunidade Indígena para conhecer in loco a cultura da comunidade. “Essa fase será desenvolvida em 15 encontros com adolescentes e seus responsáveis abordando temas como gravidez na adolescência, violência, saúde da mulher entre outros”, informou Angélica.
Aproximadamente 50 profissionais do CREAS, CRAS, Secretaria de Saúde, Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, além de representantes de entidades do município participam do curso.
Fonte: Assessoria