Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Simepar confirma que tornado atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná

Nesta categoria, os ventos são estimados entre 181 e 253 km/h.

  • 04/10/2023
  • Foto(s): Prefeitura de Cascavel
  • Região
Simepar confirma que tornado atingiu Cascavel, no Oeste do Paraná

O Simepar confirmou no início do tarde desta quarta (4) que um tornado F2 atingiu a cidade de Cascavel, na Região Oeste, durante a manhã. Nesta categoria, os ventos são estimados entre 181 e 253 km/h. “Especificamente em Cascavel, as tempestades foram intensas o suficiente para formar um tornado principalmente na região sul da cidade”, disse o meteorologista e Coordenador de Operação do Simepar, Marco Antonio Rodrigues Jusevicius.

Defesa Civil de Curitiba fica em alerta para chuvas intensas até a próxima segunda-feira, pelo menos

Em dia chuvoso, Curitiba registra queda de árvores ou galhos em 11 bairros; Defesa Civil segue em alerta

Paraná em alerta laranja: 22 dicas para garantir a segurança antes, durante e depois de tempestades

Segundo ele, a identificação foi possível por dados do radar meteorológico e pelo rastros deixados na superficie. “Com voos de helicóptero foi possível identificar a trilha e os locais de principal atuação do tornado”, afirmou o coordenador do Simepar. Ele foi classificado como F2, em uma escala que vai de F0 a F5.

Estragos

O prefeito Leonaldo Paranhos acompanhou de perto, na manhã desta quarta-feira (4), as ações de atendimento à população de Cascavel afetada pelo forte temporal que atingiu a cidade por volta das 6h. Logo após o vendaval, equipes da Defesa Civil iniciaram o trabalho de atendimento à população.

“A orientação é agilidade no atendimento e, principalmente, detectar se tem alguma casa que corre o risco de desabar, algum muro, e se tiver evidentemente, que tirar essas pessoas do local, faremos isso”, afirmou o prefeito.

Paranhos solicitou às equipes do Município que identifiquem os locais que tiveram mais impactos, inclusive em prédios públicos como escolas. “Talvez o muro naquele momento do vento não caiu, mas ele pode cair daqui a pouco. Então, se tiver risco, evidentemente, tirar as pessoas”, observou.

Fonte: Bem Paraná

Autor do post