106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou entrevista com representantes da Secretaria de Saúde do município de São Miguel do Iguaçu para falar da programação em alusão ao Outubro Rosa, marcado pela prevenção do câncer de mama e colo uterino. Participaram da entrevista Ana Laura Martêz, diretora de Atenção Básica, Gabriela Porto, coordenadora das ACS e Amanda Lacerda, médica clínica.
Gabriela explicou que a programação vai iniciar neste sábado, dia 7. "Todas as unidades de saúde do nosso município estarão abertas. As unidades do Centro, Panorama, Novo Mundo e Gaúcha vão estar em horário das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. No interior, as unidades estarão das 7h30 às 11h30 abertas. Em Aurora, vai estar em horário estendido, das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas", afirmou.
Ana informou que nesse sábado, dia 7, o Dia D vai ter coleta de preventivos e solicitações de mamografia e consulta odontológica para as mulheres. "As mulheres simplesmente precisam ir até o local. Não precisa agendar nada", enfatizou.
Dra. Amanda destacou a relevância do mês de outubro para as mulheres. "É um mês muito importante onde a gente dedica exclusivamente a atenção das mulheres. As campanhas são intensificadas e onde a gente divulga mais e faz os exames de rastreio, especificamente o rastreio para o câncer de colo uterino. A gente procura uma população alvo entre os 25 e aos 64 anos e a gente realiza os exames citopatológico de colo uterino, que ele é mais conhecido como papanicolau e a partir dos resultados a gente vai dando o segmento desse rastreamento", explicou.
Ela também esclareceu as principais causas dos cânceres de mama e colo uterino. "O principal causador do câncer de colo uterino é o HPV. Inclusive na atenção no SUS, nós temos a vacina para meninas de 9 até 14 anos e para os meninos dos 11 aos 14 anos. E na saúde suplementar a gente tem para todas as idades. E no caso do câncer de mama ele é multifatorial. Mas a gente vê um fator bem importante, a genética. Então filhas de mães ou de avós que já tiveram câncer de colo uterino, câncer de ovário ou câncer de mama, têm que buscar a sua equipe de saúde para estar sendo investigado isso em tempos mais precoce", orientou.
A Secretaria de Saúde convida todas as mulheres do município a participarem da programação do Outubro Rosa e cuidarem da saúde.
Fonte: Costa Oeste News