106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O atendimento à saúde da população na rede pública, oferecido pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, começa na Atenção Básica, etapa que responde por quase 90% das questões de saúde da população – apenas uma minoria dos casos requer atendimento especializado. Ou seja: se a atenção básica, esse primeiro atendimento, for bem realizado, a qualidade do serviço de saúde prestado na rede pública melhora muito.
Com a proposta de garantir atenção básica de qualidade e também estimular a população a participar das políticas de saúde nas suas cidades, o Ministério Público do Paraná desenvolve o projeto Suscom+. A proposta é reforçar a importância da atenção básica na pauta dos municípios paranaenses, partindo de demandas da própria comunidade a respeito do serviço de saúde.
Na manhã de desta quinta-feira (05), foi realizada uma prestação de contas das atividades do SUScom+, projeto iniciado em junho, juntamente com o MPPR, Secretaria de Saúde, entidades e a comunidade, com levantamento das prioridades com o tema “Saúde Mental”. Nessa prestação de contas, foram apresentadas as propostas levantadas, que são, construção do centro de atendimento à pessoas TEC – Transtorno do Espectro Autista; projeto de prevenção de drogas; projeto sobre dependência química junto a DEPEN e também ampliação do número de profissionais unto a Secretaria de Saúde.
O Dr. Marco Antônio Teixeira, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, relatou sobre o encontro realizado em Medianeira:
Fonte: Costa Oeste News