106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Outubro é conhecido como o mês marcado por ações relativas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, conhecido como Outubro Rosa, tem como objetivo compartilhar informações sobre a doença e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero, proporcionando mais acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo com a redução da mortalidade.
Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do câncer de pele não melanoma), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. A doença pode ser percebida pela mulher ao tocar as mamas e sentir um caroço, acompanhado ou não de dor. No entanto, esse exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Ao sentir a presença de alterações na mama é aconselhável procurar ajuda médica.
Em Medianeira, a Secretaria de Saúde definiu a programação e horários de atendimentos nas UBS. Na manhã desta sexta-feira (06), a Coordenadora de Atenção Básica em Saúde, Renata Aléssio, esteve no Tudo Sob Controle na 92,7 FM, detalhando o que está programado.
Sábado (07), haverá atendimento para mulheres nas UBS Centro, Belo Horizonte, CSU, Parque Independência, Itaipu e Condá, das 08h00 às 12h00.
E no dia 21 de outubro, nas UBS Ipê e Nazaré, o atendimento será das 08h00 às 16h00.
Haverá coleta do exame Papanicolau e encaminhamento para mamografia, conforme a idade. Importante levar documentos como RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência para atualização cadastral.
Fonte: Costa Oeste News