106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Muitas vezes dentro da propriedade, o que faz a diferença é uma dica de qual o melhor equipamento. Especialmente na atividade de suinocultura onde um dos desafios é o reaproveitamento dos dejetos. Foi exatamente isso que mudou a realidade da família Demarchi, ao optar pelo sistema de irrigação carretel.
Para o Produtor Rural, Jaime Demarchi, o reaproveitamento dos dejetos ficou muito mais fácil e prático com a indicação do equipamento adequado. “Nós procuramos a Nutriguaçu pedindo qual seria o melhor equipamento. Aí surgiu a ideia do carretel, que exigiria menos mão de obra e forneceria mais praticidade. Implantamos o sistema e os resultados estão sendo muito positivos. Antes eu tinha que disponibilizar um trator, o espalhador e mais um funcionário. Hoje o trabalho diminuiu muito, pois ligamos a bomba e em pouco tempo a lavoura é irrigada sem ter custo nenhum, considerando também o sistema de geração próprio de energia que temos aqui na propriedade”, cita ele.
É exatamente neste contexto, e com o auxílio do equipamento adequado, que os dejetos de suínos auxiliam na viabilização da atividade da bacia leiteira
Para Demarchi, o ganho na bacia leiteira também é outro ponto positivo. “Com esses dejetos, a gente consegue ter uma alta produtividade com um custo muito baixo, por termos uma disponibilidade muito grande dos dejetos de suínos. Como temos bastante área com pastagem, o resultado foi muito positivo no ganho da produção de leite”, fala Jaime.
Mas afinal, se fosse para tomar a mesma decisão novamente, será que valeria a pena a opção de irrigação com o sistema carretel?
“O equipamento trouxe um retorno muito bom em termos de mão de obra. Eu faria tudo novamente, uma que não podemos contaminar o meio ambiente, e outra que os preços dos fertilizantes estão altos. Eu recomendo, ainda mais para quem tem essa disponibilidade de dejetos, esse equipamento é muito útil e trará resultados muito positivos na propriedade”, finaliza Jaime Demarchi.
Fonte: Costa Oeste News