Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Deputado Guerra afirma que importar tilápia do Vietnã é uma ação completamente descabida

A ação faz parte de um acordo bilateral assinado entre o Governo Lula e o Vietnã há poucos dias.

Deputado Guerra afirma que importar tilápia do Vietnã é uma ação completamente descabida

A informação pegou de surpresa a indústria da pesca e o setor agropecuário brasileiro que tem um alto desempenho no assunto, afinal o Brasil é o quarto maior produtor de tilápias do mundo, sendo o Paraná, líder na produção nacional. Com o consentimento do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está confirmado que o Vietnã quer incluir a venda do peixe na negociação com o Brasil, o que, de acordo com o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, não faz o mínimo sentido.

Guerra é um dos maiores defensores do Agro e presença constante no interior do Paraná, onde acompanha a realidade de diversas famílias que vivem do setor. É ele também, o autor do projeto de lei que pretende incluir peixe na merenda escolar de todos os alunos do Estado, com foco na alimentação mais saudável aos jovens e incentivando a psicultura e economia local. 

“O consumo dentro do estado impulsiona o trabalho dos pequenos produtores, assegurando renda para muitas famílias que vivem da piscicultura. Importar a tilápia é um absurdo, pois desprestigia uma cadeia que cultiva 860 mil toneladas de peixe no país com uma receita de R$ 9 bilhões somente em 2022”, argumenta o deputado.

De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a piscicultura paranaense atingiu 144,9 mil toneladas no último levantamento, o que equivale a 25,9% da produção nacional, que atingiu 559 mil toneladas. O estado também lidera a produção de tilápias, sendo responsável por 34% do volume total do país.

Guerra também afirma que a produção de tilápias está espalhada por 26 estados, além do Distrito Federal. “Esse volume não é por acaso. São muitas famílias que vivem da psicultura e precisam desse apoio dentro de casa e não de uma rasteira que pode acabar com o trabalho delas. Com mais de 34% do volume total de tilápias do país, o Paraná cultivou, somente no ano passado, 187.800 toneladas da espécie. Com isso, a Região Sul aparece bem na frente no ranking, somando 239.300 toneladas (43,5%). A segunda posição no cultivo nacional de tilápia fica com São Paulo, que produziu 77.300 toneladas em 2022 e teve aumento de 1,5% sobre o volume de 2021. Então não existe a necessidade de trazer de fora o que produzimos e produzimos tão bem, aqui”, destacou o deputado.

O movimentação sobre o acordo entre os dois países aconteceu durante uma cerimônia realizada no Palácio do Itamaraty, envolvendo o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Mihn Chinh, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. 

Fonte: Assessoria

Autor do post