106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O conselheiro tutelar Moacir Leite, que no último dia 20 renunciou ao cargo de presidente do Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu e cumpre apenas as tarefas da função até o fim do mandato, participou de uma entrevista no Costa Oeste News. Ele falou sobre trajetória, desafios e conquistas do conselho, e o papel dos homens na entidade.
Moacir, que é engenheiro de produção, contou que o interesse em fazer parte do conselho tutelar surgiu de experiência com trabalhos comunitários junto com a esposa Sônia. "Esse negócio de se importar com o outro está no sangue", afirmou.
Ele avaliou que a relação do conselho com a imprensa local é ótima, mas reconheceu que às vezes há falhas na divulgação das ações do conselho por causa da alta demanda de atendimentos. "Só entende o que é a complexidade de ser conselheiro quem passa por lá, quem vai assumir a função e pegar o dia a dia", disse.
Moacir orientou as pessoas a procurarem o Conselho Tutelar não só quando precisam de uma intervenção, mas também quando percebem que estão perdendo o controle da situação familiar. Ele citou um caso recente em que um pai, cuja esposa faleceu, não estava conseguindo lidar com o comportamento do filho e pediu ajuda ao conselho. "Ele entrou em pânico. Ele procurou ajuda e vamos acionar os serviços, os órgãos para tentar amenizar a situação", relatou.
Sobre o resultado da eleição dos novos conselheiros, Moacir elogiou as mulheres eleitas, mas lamentou a falta de homens na composição do colegiado. Ele defendeu que é necessário ter um equilíbrio entre os gêneros no conselho, pois há situações em que a presença masculina faz diferença. "Nós ainda vivemos num país muito machista, tem as pessoas que ainda acham que quando é mulher eles podem falar o que querem. É sempre necessário esse equilíbrio, o diálogo, a presença masculina", argumentou.
Moacir encerrou participação agradecendo aos colegas que trabalharam junto com ele durante período no conselho e reafirmando compromisso com o município. "Nunca usei o Conselho Tutelar como um emprego, sempre trabalhei como missão. Vamos continuar em São Miguel e queremos sempre o melhor pelo nosso município", concluiu.
Fonte: Costa Oeste News