106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News entrevistou Vania Orestes, representante do departamento de Cultura de São Miguel do Iguaçu, sobre a lei Paulo Gustavo, que destina recursos para projetos culturais em todo o país. Vania lembra que o prazo para entrega de documentação e projetos encerra nesta quarta-feira (25) e faz um balanço da demanda em São Miguel.
“Está sendo um marco histórico na área da cultura do Brasil, por ser o maior recurso já destinado à área. A lei leva o nome do grande artista Paulo Gustavo, uma homenagem a ele, também mais uma alternativa para recuperar a área cultural que foi tão prejudicada durante a pandemia”, define Vania.
Ela explica que a lei tem uma prioridade maior para o audiovisual, em consideração à trajetória de Paulo Gustavo no cinema. “Do total do recurso, 70% é totalmente destinado ao audiovisual e 30% para as demais culturas”, diz.
Segundo Vania, o departamento de Cultura realizou duas oitivas com a classe cultural para ouvir as demandas e moldar os editais. “Nós temos dois editais, um do audiovisual que vai destinar mais de 190 mil reais para a área cultural da cidade e outro de premiação de trajetória cultural com pouco mais de 77 mil reais para os artistas locais”, informa.
Vania afirma que a demanda está ótima e que acredita que vai atingir a meta. “Temos cinco curta metragens, 11 videoclipes, temos uma oportunidade para alguém fazer um cinema itinerante e na parte da premiação, nós temos 62 vagas, 62 prêmios”, conta.
Ela ressalta que não há possibilidade de ampliar o prazo de inscrições, pois a lei tem um cronograma e um prazo final. “Até dia 31 de dezembro todo o recurso já tem que estar nas mãos dos proponentes que se inscreveram”, esclarece.
Vania convida os interessados a procurarem o departamento de Cultura para tirar dúvidas e entregar os projetos. “Nós estamos no Departamento de Cultura, localizado no Centro Cultural Avelino Antônio Vieira, Rua Souza Naves, 100, Praça do Migrante, Centro, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h00. Venham participar dessa oportunidade única”, finaliza.
Fonte: Costa Oeste News