106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O costa Oeste News entrevistou Clair Boles, diretora do departamento em Saúde Bucal do município de São Miguel do Iguaçu, sobre os serviços de odontologia oferecidos à população. Ela relatou as melhorias que a gestão atual trouxe para a área e como foram implantados programas para atender as demandas específicas de crianças e gestantes.
Clair começou falando sobre a ampliação do número de consultórios e profissionais. "No início da gestão a população contava com quatro dentistas e cinco consultórios odontológicos, e hoje são oito profissionais na área da odontologia e nove consultórios", explicou. Ela também contou que o município conta com um consultório odontológico em cada unidade de saúde.
Ela explicou quais são os atendimentos feitos nos consultórios. "Nós temos a limpeza do dente, nós falamos a profilaxia mas a limpeza de dente é feita a restauração, a remoção da Carie e daí se necessário, for coloca-se um curativo, pedindo para retornar, senão já é feita a restauração, o acabamento e temos também as especialidades que é a exodontia, que é a extração do dente e a endodontia, que é o tratamento de canal", afirmou.
Ela destacou que o tratamento de canal é uma das especialidades mais procuradas pela população, pois é um procedimento caro no particular. Ela lembrou que havia uma fila de espera de mais de 150 pessoas para esse serviço, mas que foi zerada com o credenciamento de profissionais especializados. "O tratamento de canal leva em média uma hora para atender. nós temos o agendamento para dentro do mês, o mês de novembro já está todo agendado, eu não posso marcar mais de dois pacientes por dia para fazer a abertura do canal, porque ele precisa retornar em 7, 15, 20 ou 30 dias, depende como está a situação do dente, quanto tempo o curativo precisa ficar nesse dente", explicou.
Ela também falou sobre os programas que atendem as crianças nas escolas, as gestantes e os hipertensos. Ela disse que esses programas são exigências do governo estadual e federal, e que os dentistas precisam conciliar o atendimento nas unidades de saúde com esses programas. "Às vezes tem pessoas que dizem: mas eu fui lá no dentista do novo mundo, e ele não estava... realmente tem dias que eles não estão, porque tem os programas do governo estadual e do governo federal. além do dentista atender os pacientes da área, ele precisa fazer o atendimento das crianças nas escolas, todas as escolas têm atendimento. nós temos o programa de gestante, então meio-dia é tirado para atendimento somente das gestantes E temos também o programa do hiper dia, quando tem reuniões com a comunidade", disse.
Clair finalizou dizendo que a odontologia de São Miguel do Iguaçu está em constante evolução e busca oferecer um serviço de qualidade e humanizado para todos os cidadãos. Ela agradeceu o apoio da administração municipal e da secretaria de saúde para o desenvolvimento do trabalho.
Fonte: Costa Oeste News