106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR dedicou esta semana ao cuidado com suas servidoras e colaboradoras que se dedicam diariamente na maior unidade da PF no país.
Na última terça, 24/10, foi promovida uma oficina de técnicas de defesa pessoal ministrada pelo professor Emanuel Gama, instrutor de Krav Maga e especialista em defesa pessoal. As mulheres participantes receberam orientações de posicionamento, formas de defesa, técnicas de reação e proteção, que podem ser utilizadas tanto no trabalho policial quanto no dia a dia, toda vez que houver uma ameaça. A instrução foi realizada no dojo da própria delegacia.
Já na quinta-feira (26/10), a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR proporcionou um ciclo de Palestras voltado à saúde da mulher, destinado às servidoras e colaboradoras da Delegacia. Duas profissionais da área da saúde: Dra Victoria Salinet, Médica Integrativista; e a Dra Michele Saibert, Nutricionista especialista em fibromialgia, mostraram a importância da saúde e nutrição integrativa no tratamento da saúde do corpo e da mente. Este encontro foi realizado no Auditório da Delegacia.
As mulheres, que integram o efetivo da maior unidade descentralizada do país, puderam aprender, interagir, compartilhar vivências e compreender a importância dos cuidados com a saúde física e mental. Após o término da apresentação individual das palestrantes, houve uma rodada de perguntas em que as mulheres puderam dar depoimentos, fazer questionamentos e entender a importância de se manter a sinergia entre o corpo físico, mente, espírito e interações sociais, em que o indivíduo tem participação ativa na busca pela saúde.
A iniciativa visa materializar as campanhas institucionais vigentes na Polícia Federal, o primeiro deles trata-se do Programa Rosa dos Ventos, que tem como objetivo elaborar e executar ações estratégicas para promover a melhoria da saúde, física e mental, dos servidores e a qualidade de vida no trabalho; bem como a Campanha nacional conhecida como Outubro Rosa, que foca na atenção na saúde da mulher. Reunir os temas das campanhas foi essencial para manter o constante foco na saúde mental das servidoras, aliando hábitos equilibrados e saudáveis a um ambiente de trabalho positivo.
Fonte: PF