106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Itaipulândia é rica em atrativos turísticos e possui opções para todos os gostos. No turismo religioso, o Monumento Nossa Senhora Aparecida, com 26 m de altura, é o destaque. Apaixonados por praia, podem ir ao Balneário Jacutinga e se cantar com as belezas do Lago de Itaipu. Quem curte se aventurar em tobogãs, deve experimentar o parque aquático Itaipuland, com piscinas quentes e frias.
Já o público que prefere um passeio com uma boa dose de conhecimento, deve visitar a Casa da Memória. Começando pelo prédio, construído no início da década de 1980, antes da formação do Lago de Itaipu, para abrigar a subprefeitura de São Miguel do Iguaçu.
O espaço também recebeu órgãos públicos como correio, cartório, destacamento da polícia militar, do extinto distrito de Itacorá e também funcionou como a primeira prefeitura de Itaipulândia de 1993 a 2002.
Os objetos, fotografias, moedas e curiosidades são fontes que retratam a história da formação do município de Itaipulândia. Atualmente, a Casa da Memória está sob a coordenação da professora Iria Bruch Böhm, que recebe e atende a todos os visitantes com muita atenção e dedicação.
O contato vai além da exposição de peças históricas. Durante o passeio, os visitantes são guiados pela curadora, que cataloga, organiza e trata da apresentação dos objetos. Com o professor Rodson Scarpatto, Iria publicou o livro “Itaipulândia, Seu Povo, Sua Origem, Sua História” e, agora, também coordena o projeto “Itaipulândia — Histórias Vividas, Histórias Contadas”, mais um resgate e registro da memória do povo itaipulandiense.
“Este espaço foi pensado para resgatar, proteger, restaurar, ordenar, classificar e divulgar a história de Itaipulândia e região. Gosto muito de atender ao público, principalmente, grupos de estudantes. Conhecer o passado é uma forma de preparar as novas gerações para o futuro” — comenta Iria.
SERVIÇO
A Casa da Memória está localizada na Rua Sete de Setembro, 2059, em Itaipulândia (PR). O telefone é 3559-1240. Além do horário normal de atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, o espaço está aberto sempre no último sábado do mês, das 8h às 11h e das 13h às 17 horas.
Fonte: Assessoria