Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Na Alemanha, igrejas oferecem Wi-Fi grátis para atrair fiéis

  • 12/07/2016
  • Foto(s): Divulgação
Na Alemanha, igrejas oferecem Wi-Fi grátis para atrair fiéis
A Alemanha pode até ser a maior economia da Europa. Mas, em termos de Wi-Fi, a coisa vai mal: em todo o país, só existem 15 mil pontos de acesso grátis à internet - sendo que, no Brasil, são 84 mil. Para resolver o problema, está rolando uma ajuda divina (ou, pelo menos, religiosa): a Igreja Protestante está oferecendo conexão gratuita à web.

Os pontos de acesso foram batizados de "Godspots", uma brincadeira com o termo "hotspot" (um ponto com Wi-Fi) e a palavra "God" (Deus, em inglês). Por enquanto, 220 igrejas em Berlim e nos arredores já estão conectadas, mas o objetivo é que, até março de 2017, existam 3 mil Godspots no país. 

Para usar a tal internet benta, é só entrar em uma igreja e acessar o Wi-Fi - não precisa de senha, de registro e nem sinal da cruz. Uma vez conectada, a pessoa é redirecionada para a página inicial do Godspot - onde há algumas informações sobre a história e a arquitetura da igreja em questão - e, de lá, é liberada para navegar pelos sites que quiser. A Igreja Protestante diz que, embora esteja tentando chamar a atenção dos jovens, os pontos de Wi-Fi não foram pensados para doutrinar as pessoas - por isso, o acesso é grátis e livre. 

Oferecer Wi-Fi é um ganho triplo para a Igreja: ela se moderniza, acaba atraindo mais fiéis e, de quebra, sai como a heroína que resolveu a falta de hotspots na Alemanha - um problema originado na lei antipirataria do país, que determina que os donos de redes Wi-Fi também sejam responsabilizados pelos atos de quem estiver conectado a elas, o que desencoraja a oferta de pontos de internet sem fio. Só para dar uma ideia, nem os aeroportos alemães oferecem acesso gratuito à internet. 

Pouco a pouco, porém, o governo está relaxando essa lei, e a igreja quer aparecer como a instituição que ofereceu conexão grátis aos alemães - se a situação continuar a mesma e a oferta de Wi-Fi livre não se diversificar, a igreja protestante vai ser a maior provedora de internet sem fio grátis do país.  

Historicamente, isso faz sentido. Para sobreviver, a igreja sempre tentou se modernizar e seguir os "novos tempos" - ou então, os fiéis acabariam abandonando a religião. Foi o que aconteceu na reforma protestante, por exemplo, que pegou carona na invenção da imprensa para divulgar as novas ideias religiosas de Martinho Lutero. Coincidência ou não, os pontos de Wi-Fi estão sendo instalados no aniversário de 500 anos da Reforma Protestante. 

Fonte: Helô D'Angelo / SUPERINTERESSANTE

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557