106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dez paranaenses resgatados na Cisjordânia, um território palestino na margem do conflito entre Israel e Hamas, desembarcaram nesta quinta-feira (2) no Brasil.
O grupo repatriado pelo Governo Federal pousou em Brasília no início da manhã. Dois deles vão para Curitiba e devem chegar na capital paranaense nesta sexta-feira (3), os demais têm como destino final Foz do Iguaçu, no oeste do estado.
Os iguaçuenses são de uma mesma família - quatro adultos e quatro crianças - e estavam de férias. A previsão é de que eles pousem em Foz do Iguaçu por volta das 23h30 desta quinta.
Porém, logo que chegaram em solo brasileiro, o empresário Amir Aziz gravou um vídeo tranquilizando familiares e conhecidos:
"Acabamos de chegar do voo de repatriação da Palestina, estamos todos bem, daqui a pouco, à noite estaremos em Foz se Deus quiser!"
Como foi a operação
De acordo com o Governo Federal, ao todo, o grupo resgatado inclui 32 pessoas - 30 brasileiros e uma jordaniana e um palestino, ambos casados com brasileiros.
Segundo o embaixador Alessandro Candeas, três veículos alugados pela representação do Brasil conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até a cidade de Jericó.
Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, partiram para o cruzamento da fronteira com a Jordânia.
Na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo Governo brasileiro até Amã, capital da Jordânia.
De lá, uma aeronave da Presidência da República seguiu para Recife (CE), onde parte do grupo desembarcou, e seguiu para Brasília com os outros 26 resgatados.
Fonte: G1 Paraná