106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A cidade de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná, enfrenta uma situação de calamidade pública após uma madrugada de intensa chuva que causou alagamentos em vários pontos do município. Segundo a Defesa Civil, cerca de 100 famílias tiveram as casas inundadas e foram acolhidas provisoriamente no ginásio Walter Marcon.
O cenário de hoje é de desolação e solidariedade. Diversas famílias que perderam tudo o que tinham buscam esperança e recomeço, como relata a aposentada Ana Maria. "Eu me acordei a água já estava dentro de casa, perdi todas as coisas que eu tinha. E agora o que sobrou, a esperança de recomeçar tudo de novo", relatou.
A Defesa Civil tem sido incansável, desde a meia-noite monitorando a situação e iniciando a retirada das pessoas das áreas de risco. "A gente removeu eles pro ginásio Walter Marcon, aqui foi servido o café, almoço e provavelmente esse pessoal vai ficar alojado até amanhã", afirmou o brigadista Anderson Santana.
A comunidade local unida em solidariedade tem se mobilizado para ajudar as famílias afetadas, doando alimentos, roupas, cobertores e outros itens de primeira necessidade. Um verdadeiro exemplo de empatia e apoio mútuo, é o que conta Marleide Takahashi. "Não tem segredo, nós precisamos doar um pouquinho do nosso tempo, doar o que também nós temos em casa, para ajudar essas pessoas que tanto precisam", contou.
O vice-prefeito de São Miguel do Iguaçu, Cláudio Rodrigues, afirmou que busca apoio e recursos para a recuperação da cidade. Ele esteve recentemente em Curitiba representando o município junto ao governo do estado. "Já estamos trabalhando junto ao IAT. Estivemos em Curitiba essa semana buscando orientação, a forma da gente fazer a limpeza dos nossos rios que cortam o nosso município. Então a partir de agora, nossa equipe técnica já vai estar trabalhando nesse projeto, juntamente com a Defesa Civil, meio ambiente, agricultura, onde serão feitos laudos para que a gente possa fazer a limpeza dos nossos rios, levando qualidade de vida e mais conforto para as nossas famílias", afirmou.
Fonte: Costa Oeste News