Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Onça parda é encontrada morta às margens da PR 497, em São Miguel do Iguaçu

Animal foi atropelado por um veículo e recolhido pelo projeto Onças do Iguaçu.

  • 08/11/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

A Guarda Municipal de São Miguel do Iguaçu recebeu um chamado de moradores do Distrito Vila Ipiranga, na tarde desta quarta-feira (8), para verificar um animal que estava morto às margens da PR-497, sentido São Miguel, próximo do Balneário Ipiranga.

Ao chegar no local, os guardas constataram que se tratava de uma onça parda, um felino silvestre que habita a região. O inspetor Paulo César, da Guarda Municipal, explicou como foi a ocorrência: “Os moradores aqui da vila nos relataram que haveria possivelmente uma onça parda atropelada aqui às margens da BR-497. A gente se deslocou para constatar o fato e realmente se trata de uma onça morta. A gente acionou os órgãos competentes, o projeto Onças do Iguaçu”, afirmou.


O projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa que visa conservar a população de onças-pintadas no Parque Nacional do Iguaçu e em seu entorno. O projeto foi acionado pela Guarda Municipal e recolheu o corpo da onça parda para análise. A coordenadora do projeto, Yara Barros, fez a descrição do animal e alertou para os riscos de atropelamentos. 

“A gente recebeu um chamado da GM e verificou aqui na beira da estrada, se tratar de uma fêmea adulta, atropelada. Já não é recente, o corpo tem bastante escoriação, aparentemente foi atropelada. É uma área onde tem mato dos dois lados, quem dirige nesse tipo de área tem que entender, que a qualquer momento um animal silvestre pode cruzar a estrada. É uma tristeza perder uma fêmea adulta, num tipo de acidente desse. Onde tem estrada, tem morte, onde tem estrada cruzando área de mata, pode ter bicho correndo. Então, tem que dirigir devagar, tem que tomar cuidado, para que essa cena não se repita mais”, lamentou.

A onça parda, também conhecida como suçuarana, puma ou leão-baio, é um felino de grande porte que pode pesar até 72 kg e medir até 2,4 metros de comprimento. Ela se alimenta principalmente de mamíferos de médio e grande porte, como veados, capivaras, porcos-do-mato e macacos. Ela é considerada uma espécie vulnerável, com risco de extinção, devido à perda de habitat, à caça ilegal e aos atropelamentos. A onça parda é protegida por lei e sua caça é proibida. Quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão pode ser multado e preso: [Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998].

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post