106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Setor de Endemias de Missal concluiu o 6º LIRAa (Levantando Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypti) que apontou um alto risco para Epidemia de Dengue. O resultado foi de 6,3%, muito acima do preconizado pelo PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), que é de 1%. O Levantamento ocorreu nos dias 06 e 07 de novembro, onde foram vistoriados 206 imóveis.
Os profissionais que atuam diariamente no combate à dengue demonstram preocupação quanto a diminuição dos cuidados da população em combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Até o momento o município registrou 212 casos de dengue desde o início do ano
Em dois dias de coletas foram encontrados 21 criadouros do mosquito, todas em residências. Entre os locais onde foram encontradas larvas estão piscinas, vasos de flores, caixas coletoras, baldes entres outros pequenos depósitos móveis.
A Coordenadora do Setor em Missal, Bárbara Schneider, ressaltou que se não houver criadouros do mosquito, não haverá doenças e justamente por isso é de suma importância a eliminação dos criadouros dos mosquitos. “A chegada do verão traz a preocupação com o aumento da circulação do mosquito e aliado a temperaturas elevadas e dias chuvosos, se tornam ambiente favorável à proliferação do vetor”, alerta.
“É de suma importância que se alguém apresentar os sintomas de dengue, use repelente, para que novos mosquitos não fiquem contaminados com o vírus da dengue, evitando que transmitam a doença para outras pessoas, acabando com ciclo da doença”, explica. “Lembre-se: Evitar a dengue é compromisso de todos” alerta!
Fonte: Assessoria