106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O secretário de saúde do município, Fábio de Mello, falou ao Costa Oeste News sobre as ações que estão sendo realizadas no mês de novembro para conscientizar os homens sobre a saúde da próstata e da boca.
Fábio disse que a campanha Novembro Azul visa incentivar os homens a se cuidarem e a fazerem os exames preventivos, como o PSA, que detecta o câncer de próstata. "O nosso objetivo é promover a conscientização dos homens sobre esse tema, e não é só o câncer de próstata, mas a saúde do homem como um todo", afirmou.
O titular da pasta explicou que o câncer de próstata é o segundo que mais acomete os homens, só perdendo para o câncer de pele, e que é mais comum a partir dos 50 anos. "O que a gente orienta, que o pedido de exame, o PSA, que é o exame comum a ser feito, ele pode ser feito quando acordado com o médico a partir da idade que você perceber que tem necessidade, porém o INCA, que é o Instituto Nacional de câncer, Diz Que É aconselhável fazer a partir dos 50 anos", declarou.
Ele também ressaltou que os homens que têm casos de câncer na família devem se cuidar mais cedo, entre 40 e 50 anos. Ele explicou que o câncer de próstata pode ser tratado se for descoberto no início, mas que muitos homens têm medo ou vergonha de fazer o exame. "O homem só procura saúde na hora que ele tá ruim. Nós temos um problema, homem morre mais do que mulher, vive menos do que a mulher. Então os últimos dados do IBGE diz que o homem vive 7 anos a menos do que a mulher", alertou.
O secretário informou que o município oferece o exame gratuitamente nas unidades de saúde, e que os homens devem aproveitar a oportunidade.
Fábio também falou sobre a campanha Novembro Vermelho, que alerta sobre o câncer bucal. Ele comentou que esse tipo de câncer está relacionado com diversos fatores, como a alimentação, o hábito de fumar, a higiene bucal e a genética. "Não somente uma lesão na boca ele pode causar, mas não que essa lesão vai ser um câncer. A gente tem que distinguir isso, não é porque fez sexo oral que tem o risco de ter câncer, mas o grande problema que pode estar relacionado com outras doenças, inclusive com HPV e o HPV pode no futuro estar relacionado com o câncer", explicou.
Ele revelou que o câncer bucal pode ser identificado por feridas que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas na boca, dor ou sangramento. Ele contou que o município também oferece o exame bucal gratuitamente nas unidades de saúde, e que os homens devem fazer o autoexame e procurar um dentista regularmente.
O secretário informou que as unidades de saúde do município estão com horário estendido das 8 da manhã até às 20 horas na semana do dia 20 ao dia 24, para atender os homens que querem fazer os exames de próstata e de boca. Ele convidou os homens a participarem das campanhas e a mudarem a cultura de que o homem não deve ficar doente. "Esse cuidado é importante, ele perceber que ele tem que verificar a pressão para ver se ele não tá hipertenso, tem que fazer um teste de glicemia para ver se ele não tá diabetes com diabetes, tem que fazer os controles inclusive o exame para ver se ele não tá com possível câncer de próstata, porque o câncer de próstata ele é o segundo câncer que mais acomete homem, só perde pro câncer de pele", finalizou.
Fonte: Costa Oeste News