106,5 FM
Rádio Costa Oeste
São Miguel do Iguaçu está entre os municípios com maior índice de Transparência Pública do Estado, segundo ranking divulgado pelo Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) na segunda-feira, 13.
De acordo com o Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, que é uma avaliação baseada em uma série de questionamentos e uma análise minuciosa nos próprios sites oficiais e portais de transparência dos municípios, São Miguel do Iguaçu é o oitavo município paranaense em transparência, com índice de 97,40%.
Nesta avaliação, o Tribunal de Contas do Paraná mede, em parceria com a sociedade, o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. Além disso, também avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública.
O prefeito Boaventura Motta enfatizou o respeito da administração com o bem público municipal e destacou o empenho dos servidores. ‘O nosso compromisso é com a transparência e o respeito aos nossos munícipes e ao dinheiro público. Esse resultado premia o esforço da nossa equipe de governo que vem trabalhando forte para mostrar o que e como está sendo feito em nosso município’, destacou.
Em 2023, o Governo Municipal criou um novo portal eletrônico que ampliou as informações publicadas e facilitou o acesso dos munícipes. ‘Nós sempre trabalhamos respeitando os princípios da administração pública, e um deles é a publicidade, juntamente com a legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. E esse novo site, que está sendo sempre alimentado com novas informações pelos servidores, é mais uma prova que estamos autuando no caminho certo!’, exaltou o vice-prefeito Claudio Rodrigues.
Posicionamento dos 10 melhores municípios em transparência no Estado do Paraná - ITP 2023
Posição – Município – Porcentagem
1 Santa Isabel do Ivaí - 100,00%
Rio Branco do Sul - 100,00%
Rosário do Ivaí - 100,00%
4 Campo do Tenente - 99,37%
5 Cianorte - 98,80%
6 Maripá - 98,14%
7 Foz do Iguaçu - 97,97%
8 São Miguel do Iguaçu - 97,40%
9 São João do Ivaí - 97,23%
10 Santa Cruz de Monte Castelo - 96,98%
Fonte: Assessoria