106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Brasileiros que estão vindo em direção a Santa Helena nesta sexta-feira (17) se surpreenderam com o início das intervenções na estrada que liga Porto Índio até San Alberto, no país vizinho, Paraguai. Esta obra é aguardada há muitos anos, principalmente por caminhoneiros que transportam grãos e adubo para o país vizinho e também importam outros produtos para o Brasil. Com o asfalto, diminuirá consideravelmente o tempo de viagem e também o Porto Internacional de Santa Helena, que é o único de forma integrada e deverá ter um crescimento substancial de crédito aduaneiro.
Somatória de forças
Recentemente, o prefeito de Santa Helena, Evandro Miguel Grade, esteve na capital paraguaia, Assunção, em uma reunião com responsáveis pelo Departamento de Transportes e Logística daquele país, solicitando agilidade no início destas obras, tendo em vista a importância desta pavimentação para a economia Santa-helenense e de toda a região Oeste.
A situação desta estrada sem pavimento dificulta muito o trânsito de veículos pesados, visto que quando há ocorrência de chuva, o tráfego fica inviável devido a atoleiros, e quando há estiagem, a poeira ocasionada pelo trânsito gera perigo no tráfego.
Esse trecho, que compreende aproximadamente 60 quilômetros, irá transformar o comércio exterior daquela região do Paraguai e da nossa região do Brasil. Possivelmente, novas empresas de despache aduaneiro e também novas embarcações de transporte deverão se instalar aqui em nosso município com essa demanda que irá surgir.
Fonte: Xeretando