106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O município de São Miguel do Iguaçu está realizando diversas ações para conscientizar os homens sobre a prevenção ao câncer de próstata, no mês conhecido como Novembro Azul. O Costa Oeste News entrevistou dois representantes da secretaria de saúde, que falaram sobre a programação e os serviços oferecidos à população.
Ana Laura, diretora de atenção básica de saúde, informou que neste sábado, dia 18, todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h, para atender os homens que desejam fazer consultas, solicitar exames, fazer testes rápidos, vacinar e receber orientações. Ela destacou que as unidades do interior (São Jorge, Aurora, Santa Rosa e Ipiranga) também estarão funcionando, mas apenas no período da manhã.
“Não é desculpa, podem ir na unidade com documento com foto ou a carteira de vacina, não tem problema. A gente vai dar um jeito, a gente faz outro na hora através do sistema”, disse Ana, referindo-se aos homens que perderam o cartão do SUS.
Dr. Pedro Matias, diretor clínico do Hospital e Maternidade São Miguel Arcanjo, lembrou da última campanha realizada no município, que teve uma grande adesão dos homens. Ele disse que espera novamente que o público compareça e procure as informações sobre o câncer de próstata.
“Foi uma surpresa muito grande, o trabalho foi muito bem divulgado, teve uma adesão muito grande, muito acima do esperado. A gente espera novamente que o público compareça, procurem as informações, que a gente vai passar ali naquele momento, principalmente a gente vai estar falando sobre o câncer de próstata”, afirmou Pedro.
Ele explicou que o principal exame para detectar o câncer de próstata é o PSA (Antígeno Prostático Específico), que é feito através de uma amostra de sangue. Ele ressaltou que o exame é indicado para homens a partir dos 50 anos, ou dos 45 anos se houver histórico familiar da doença.
Os dois profissionais de saúde convidaram os homens de São Miguel do Iguaçu a participarem das ações do Novembro Azul e a cuidarem da saúde. Eles lembraram que o câncer de próstata tem cura, se diagnosticado precocemente, e que o tratamento é oferecido pelo SUS.
“É um mês de conscientização, de prevenção, de cuidado com a saúde do homem. A gente espera que todos os homens compareçam, que façam os exames, que tirem as dúvidas, que se informem. A gente está aqui para ajudar, para orientar, para cuidar da saúde de vocês”, concluíram Ana e Pedro.
Fonte: Costa Oeste News