
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Frimesa foi certificada com Selo Clima Paraná, que reconhece empresas e instituições que adotam medidas para combater as mudanças climáticas no dia 09 de novembro. A entrega do certificado foi realizada durante o 6º Seminário Paranaense de Logística Reversa, em Curitiba.
Com as ações apresentadas, a Frimesa alcançou a classificação na categoria A, a mais alta certificação oferecida pelo prêmio, e foi certificada pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (SEDEST) do Governo do Paraná. Entre as ações elencadas pela Frimesa estão o roadmap com metas voltadas para questões ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança), o Complexo de Geração de Biogás da Unidade de Medianeira, e a divulgação voluntária do inventário de gases do efeito estufa (GEE) referente ao ano base de 2022.
As ações foram analisadas a partir do grau de complexidade, e ponderadas pelo tamanho da organização, ou seja, pequeno, médio ou grande porte. Conforme a nota obtida, as empresas também se classificavam nas categorias B, C e D. Neste ano, a metodologia de avaliação também incluiu critérios da agenda ESG.
Foram 132 organizações contempladas com o selo neste ano. Este reconhecimento é fruto do comprometimento das empresas com as práticas sustentáveis. A iniciativa mostra que o setor produtivo também trabalha para diminuição da pegada de carbono, contribui para a preservação do meio ambiente no estado do Paraná, e se preocupa com o futuro.
Compromissos com o clima
A Frimesa reforça sua determinação em reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes de suas atividades, e atuar na mitigação dos impactos ambientais. Com relação as ações para a redução da pegada de carbono e combate as mudanças climáticas, em agosto, a Frimesa firmou os seguintes compromissos:
- Tornar-se carbono neutro em emissões no escopo 1, até 2040;
- Alcançar 70% de biomassa de origem própria e 30% de mercado de externo de reflorestamento, até 2030;
- Alcançar 95,7% de fontes de energias renováveis nas indústrias, até 2030.
Entre as ações já implantadas ou em desenvolvimento pela Frimesa, estão:
- Implantação do complexo de Biogás na unidade Frigorífica de Medianeira, com objetivo de promover o tratamento dos resíduos industriais e geração de de energia renovável para uso na chamuscagem de suínos, em substituição ao gás liquefeito de petróleo - energia não renovável;
- Implantação de sistema de energia solar na Unidade Frigorífica de Assis Chateaubriand, para fornecimento de energia proveniente de forma limpa e sustentável;
- Programa de Bioenergia - Bioenergia Eficiência da Geração ao Consumo, com objetivo a autogeração de energia pela empresa.
Sustentabilidade
Com alinhamento à questão ESG, o prêmio avaliou e reconheceu também o trabalho feito pela Frimesa com vista para áreas sociais, ambientais e de governança referente a atividade de 2022.
Dessa forma, ações de conscientização internas e externas da cooperativa ligadas a responsabilidade socioambiental e governança também foram avaliadas.
A conquista do Selo Clima Paraná certifica as iniciativas e práticas sustentáveis, incluídas no plano estratégico da empresa, e compartilhado com os colaboradores, para construção de um futuro melhor para as próximas gerações.
Sobre a Frimesa
A Frimesa Cooperativa Central, é uma empresa brasileira, fundada em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná. Sua sede fica localizada em Medianeira, no oeste paranaense e industrializa carne suína e leite. Formada por cinco cooperativas filiadas (Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato), a Central é a 1ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil de recebimento de leite e a 11° maior cooperativa do Brasil. Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para diversos países. São mais de 11 mil colaboradores em corpo funcional.
Fonte: Assessoria