106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O autismo é um transtorno que está ganhando visibilidade na sociedade atual, uma vez que necessita realmente de um olhar específico e um trabalho adequado. Não só a criança autista precisa de suporte, mas também sua família. Em santa helena, cerca de dois anos o grupo GAPA-SH (Grupo de Apoio dos Pais Autistas de Santa Helena), vem atuando.
Conforme o responsável do grupo, João Mariano da Paz, o município necessitava de auxílio para as famílias com crianças e jovens com autismo. “Nós começamos há dois anos atrás com cerca de 30 integrantes e hoje estamos com mais o menos 80 pais/responsáveis de crianças autistas. Nas nossas reuniões debatemos vários assuntos e às necessidades”, destacou.
Através da demanda o GAPA-SH, buscou e busca vários meios e incentivos para às famílias. Na noite desta terça-feira (29), foi realizado uma reunião para debater e explicar a nova Lei Municipal Nº 3.161, de 21 de novembro de 2023, que institui o programa Municipal de Atendimento Especializado a pessoa com TEA, para as famílias com pessoas do espectro autista.
A lei foi criada para disponibilizar um maior apoio, por meio de auxílio financeiro e atendimento clínico multiprofissional adequado ao público-alvo. Esse projeto é apenas voltado para o tratamento do paciente, diante de comprovação.
Fonte: Costa Oeste 93