106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de tempestades para o Paraná. O aviso destaca a possibilidade de chuvas fortes, ventos intensos, de até 100 km/h, e queda de granizo.
Com isso, há riscos de cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Veja abaixo dicas de como se proteger.
O primeiro alerta é voltado à metade oeste do Paraná e válido até às 21h deste sábado (2). Veja mapa abaixo.
A partir das 21h, o alerta de tempestade se estende a todos as cidades da região Sul do país - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O aviso é válido até às 10h de segunda-feira (4).
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade é decorrente das altas temperaturas e o avanço de um novo sistema frontal pelo oceano.
"São eventos rápidos e localizados, mas o risco de tempestades pontuais aumenta, principalmente no interior paranaense. No domingo, a instabilidade volta a predominar sobre o estado. O deslocamento de uma frente fria pelo oceano aumenta as condições de chuvas nas diversas regiões. Entre as regiões oeste, sudoeste e noroeste, as condições são favoráveis para tempestades isoladas no decorrer da tarde/noite", explica o órgão.
Fonte: G1 Paraná