
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O prefeito de Medianeira, Antonio França (PP), participou de entrevista no Costa Oeste News nesta quarta (06) e fez uma avaliação das ações do governo municipal neste ano de 2023. O chefe do executivo afirmou que Medianeira enfrentou dificuldades com o reflexo da pandemia, estiagem e as enchentes, mas também realizou obras e investimentos em diversas áreas.
Entre as obras destacadas pelo prefeito estão a recuperação das estradas rurais, a construção de uma escola depois de 25 anos, a reforma de todos os prédios públicos, a construção de três unidades de saúde, a recuperação do telhado do ginásio Antonio Lacerda Braga, a troca da iluminação da cidade por LED e a elaboração do plano de mobilidade urbana.
O prefeito também ressaltou o trabalho da equipe de governo e o cuidado com o recurso público. "Nós intensificamos o trabalho na recuperação das estradas rurais, com custo muito baixo, o custo caiu para 30%. Quando antes com mesmo recurso se fazia 3 km de estrada, agora a gente faz 10 km gastando o mesmo dinheiro. Isso porque nós estamos com equipamento próprio, uma equipe treinada e valorizada", esclareceu.
Na área da educação, França disse que a construção da escola no bairro Jardim Panorâmico foi uma necessidade para atender a demanda de alunos. "No início tínhamos o problema de salas superlotadas, né com o número superior ao que era possível. Só para vocês terem uma ideia, uma escola para 300 vagas. Nós ampliamos mais duas escolas e mesmo assim temos salas de aula com excesso de alunos, para vocês terem ideia de como estava antes", afirmou.
Na área da saúde, o prefeito destacou a construção de três unidades de saúde, uma no distrito de Maralúcia e duas na cidade, nos bairros Belo Horizonte e Jardim Irene. Ele também mencionou a construção de um centro de armazenamento farmacêutico, que vai garantir mais qualidade e segurança na distribuição de medicamentos.
Na área do esporte, França disse que recuperou o telhado do ginásio Antonio Lacerda Braga, que estava em péssimas condições, e também a cobertura do ginásio do Fundo. Ele também falou sobre os projetos de incentivo ao esporte amador.
Na área da iluminação pública, o prefeito disse que trocou toda a iluminação da cidade por LED, o que possibilitou a redução no preço da taxa de energia para o cidadão. "Nós reduzimos em 20.5%, o único município no Paraná que conseguiu isso", comemorou.
Por fim, o prefeito falou sobre o plano de mobilidade urbana, que foi concluído em agosto e enviado para a Câmara, mas ainda não foi aprovado. Ele disse que o plano prevê a construção de um anel viário, para desafogar o trânsito dentro da cidade. "O trânsito dentro do Medianeira é muito grande, porque tudo desemboca na cidade", explicou.
O prefeito disse que espera contar com o apoio dos vereadores para aprovar o plano e também outros projetos de interesse do município. Ele disse que está aberto ao diálogo e que espera que prevaleça o interesse público. "A gente fez todo esse trabalho, projetando Medianeira para o futuro", concluiu.
Fonte: Costa Oeste News