Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sala Lilás: um projeto para humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Miguel do Iguaçu

A Sala Lilás tem como objetivo oferecer um ambiente confortável, seguro e sigiloso para as mulheres que sofrem violência doméstica ou sexual.

  • 06/12/2023
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região

O vereador Wando da Garagem busca apoio na capital para executar o projeto que pretende oferecer um espaço diferenciado e acolhedor para as mulheres que sofrem violência doméstica ou sexual.

O projeto Sala Lilás é uma iniciativa do vereador Wando da Garagem, que visa humanizar o atendimento às mulheres vítimas de violência em São Miguel do Iguaçu. A sala será cedida pela Polícia Civil, o município será o responsável pela pintura e a cessão de uma estagiária, o estado se propôs em disponibilizar os móveis e possível repasse financeiro para manutenção do espaço.

O parlamentar explica que foram necessárias diversas reuniões para a concretização do projeto. "Estou aqui cumprindo uma agenda na capital Curitiba, e eu tenho novidades para o nosso município. Devido aos grandes índices de violência contra as mulheres da nossa cidade, resolvi criar um projeto para essas mulheres vítimas. Em conversa com o delegado Walcely, com a câmara de vereadores, o prefeito, resolvemos implantar o projeto sala lilás. Uma sala diferenciada que vai receber essas mulheres, registrando o depoimento e em seguida, elas vão receber o suporte através do conselho da mulher", disse Wando da Garagem.

O vereador também contou que conversou com a secretária da mulher, Leandre Dal Ponte, a delegada geral das mulheres do Paraná e o chefe de gabinete de segurança do Paraná, e que todos foram receptivos ao projeto. "As mulheres vão ter um atendimento humanizado, São Miguel será o primeiro município a implantar esse projeto", afirmou.

A Sala Lilás tem como objetivo oferecer um ambiente confortável, seguro e sigiloso para as mulheres que sofrem violência doméstica ou sexual, evitando a revitimização e facilitando o acesso aos serviços de saúde, assistência social e justiça. O projeto também prevê o acompanhamento psicológico e jurídico das vítimas, além de ações de prevenção e conscientização sobre a violência de gênero.

Fonte: Costa Oeste News

Autor do post