106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News recebeu o Soldado Estevam do Corpo de Bombeiros, para falar da expectativa para a Operação Verão da temporada 2024 e dos cuidados indispensáveis para evitar acidentes com afogamentos. O Soldado atua em São Miguel do Iguaçu e faz parte do 9º Grupamento de Bombeiros, do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar do Paraná, que tem circunscrição territorial sobre 11 municípios.
A cerimônia de abertura oficial da temporada de verão 2024 está prevista para ocorrer no dia 20 de dezembro, em Santa Terezinha de Itaipu, e vem com muitas expectativas de lazer, esportes e atividades culturais, mas também com muita instrução para a prevenção de acidentes, principalmente de afogamentos.
Para Estevam, a população precisa confiar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que todos os anos realiza treinamentos e se prepara para o início da Operação Verão, período de maior demanda nas prainhas da região. É fundamental respeitar as sinalizações dos locais seguros para banho, que são as áreas que ficam no campo de visão da equipe do Corpo de Bombeiros, e que tem um tempo de resposta muito mais rápido em casos de acidentes. Também é importante o uso do colete salva-vidas e estar atento às orientações nas placas de sinalização sobre o que se deve ou não fazer. O Soldado lembra com tristeza do afogamento com duas vítimas que ocorreu esse ano, e que, infelizmente, elas estavam fora da área segura para banho.
“Acredite, confie na gente, e por sinal que consigam respeitar essas informações, porque se a gente tem a colaboração da população, 50% do serviço já está feito, a gente consegue evitar muita coisa”, afirma Estevam.
O Soldado também esclareceu sobre os termos salva-vidas e guarda-vidas, enquanto o primeiro ficava mais atento ao afogamento em si, ou seja, aos banhistas que já estavam na água, o segundo trabalha mais na prevenção, para minimizar os riscos com acidentes, não só com afogamentos, mas com tudo que coloque a integridade física em risco, ou seja, ele atua constantemente na orientação antes e depois de os banhistas entrarem na água.
Estevam finaliza pedindo apoio da população para uma temporada de verão mais segura.
“A gente está aqui tendo oportunidade de conversar com a população de São Miguel e até das nossas regiões próximas, e dizer que o Corpo de Bombeiros conta com vocês, conta com o apoio da população para que tenhamos um outro ano, um ano de 2024 com pontos positivos, com diminuição de ocorrências, seja de afogamento, seja de acidente de trânsito e outras situações. A gente pede para que a população tenha consciência e respeito às leis, a todas as leis que são impostas.”
O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar fazem parte da Operação Verão e estarão trabalhando para manter a área de segurança da população dentro e fora da água.
Fonte: Costa Oeste News