106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O exame toxicológico deve ser realizado a cada 30 meses (2 anos e 6 meses) para condutores das categorias C, D e E, com o objetivo de identificar o consumo de substâncias que prejudiquem a condução de veículos. A partir do dia 28 de dezembro de 2023, o condutor que estiver com o exame toxicológico vencido, poderá ser notificado com uma multa gravíssima no valor de R$ 1.467,00 e no caso de reincidência dentro de 12 meses, o valor duplica e o condutor ainda poderá ter o direiro de dirigir suspenso por até 3 meses. Vale lembrar que caso não seja abordado em alguma fiscalização, quando for realizar a renovação da CNH será notificado automaticamente pelo Detran.
Esta medida se aplica mesmo que os condutores estejam dirigindo os veículos das outras categorias (A e B), inclusive para quem não possui EAR (Exerce Atividade Remunerada).
Fique atento e não deixe de conferir em sua CNH Digital o prazo de validade do seu exame toxicológico e caso não tenha interesse em realizar o exame é só solicitar a alteração para categoria A, B ou AB ao Detran de sua cidade.
Fonte: Assessoria