106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entregou na tarde de sexta-feira, 15, quatro (04) máquinas industriais para a Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, durante o encerramento do curso ‘Confecção de acessórios para cozinha’.
São 02 máquinas retas, 01 galoneira e 02 overlock que tiveram um investimento de R$ 9.100,00 (nove mil e cem reais), com recursos próprios. Com essas, agora são 17 máquinas à disposição da comunidade para cursos da área.
O curso ‘Confecção de acessórios para cozinha’ foi realizado numa parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e formou 13 alunas que aprenderam conteúdos como: jogo americano; avental; guardanapo, capas em geral, guardanapo com barrado; pano de prato, como tirar medidas; cálculo de custo; e preço de venda. Todos com temas natalinos.
A assistente pedagógica do Senai, Ana Paula Schmidt Nunes, disse que é com satisfação que o Senai realiza, em parceria com o Governo Municipal, o encerramento de mais um curso em São Miguel do Iguaçu. “Parabenizo o município pela dedicação e o comprometimento em todos os cursos realizados e também os alunos que foram persistentes”, relatou.
A senhora Rita Martins Gonçalves fez 08 dos 10 cursos realizados na Escola do Trabalho. “Quando jovem não tive essas oportunidade e hoje estou aproveitando, porque nunca é tarde para aprender. O saber não ocupa tempo e espaço em nossa vida. Parabéns ao Governo Municipal por proporcionar gratuitamente esses cursos para a comunidade”, declarou.
Vários alunos criaram seu próprio negócio a partir desses cursos. Foi o caso da Sra. Alda Brizola. “Eu nem sequer sabia costurar, aprendi tudo aqui e hoje faço jogos de lençóis para vender”, relatou.
Durante o ano de 2023 foram realizados 10 cursos na Escola do Trabalho, sendo 01 pelo SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem) e 09 pelo SENAI, capacitando 250 pessoas. “É uma grande satisfação para o Governo Municipal porque é preciso dar oportunidade para as pessoas e capacitá-las”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valcir Teixeira.
O vice-prefeito Claudio Rodrigues, observou que a Escola do Trabalho tem feito um trabalho excepcional para a comunidade. “Um trabalho que tem dado certo e a população acreditou, prova disso, é que em apenas um ano 250 alunos foram aqui formados”, completou.
Para o prefeito Boaventura Motta, é uma satisfação ver o resultado desse trabalho. “A gente se sente feliz porque observo que não falta emprego no município e, por isso, precisamos preparar as pessoas para esse mercado de trabalho”, emendou.
Fonte: Assessoria