106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou entrevista com o professor Ari Jarczewski, na manhã desta terça (19), presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no município de São Miguel do Iguaçu. Ari compartilha que recentemente aceitou convite do deputado federal Zeca Dirceu (PT) e agora atua como assessor do parlamentar na região Oeste, com foco em mais de 10 municípios e ouvindo as demandas dos representantes das cidades, acompanhando as demandas federais, os recursos das verbas e aplicação.
"Assumi a presidência do PDT agora, temos um grupo político, amigos, professores, enfim... sou o primeiro suplente de vereador, então só posso fazer essa mudança na janela, que seria no ano que vem. Nós trabalhamos com uma frente de apoio de vários partidos políticos, e eu faço parte disso. O deputado mesmo deixa muito claro que obviamente, preferiria que estivesse filiado ao PT, mas nesse caso não há essa obrigatoriedade, pelo fato de nós termos um trabalho mais amplo", explica Ari sobre como se deu o convite e o fato de presidir outro partido que não é o mesmo do deputado Zeca.
Ele revela quais são as principais prioridades legislativas do deputado Zeca Dirceu, que é o líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados. "Ele esteve ao longo deste ano representando toda a bancada do PT no Congresso Nacional, então ele representa uma bancada de mais de 80 deputados federais, é o líder na Câmara e teve que acompanhar vários projetos, reuniões, o tempo inteiro uma agenda intensa. As prioridades deste ano foram justamente organizar, porque um primeiro ano de gestão, todo mundo que acompanha um pouco, as gestões políticas de quatro em quatro anos, estão reiniciando o trabalho. Então esse ano foi de organizar todos os projetos", afirma Ari.
Ari conta como foi o encontro do deputado com o prefeito Boaventura Mota, ambos de lados opostos no cenário político. "Nós ficamos muito contentes com a receptividade, agradeci ao meu colega Boaventura Mota que abriu as portas da prefeitura. Entendemos que estamos de lados opostos, mas isso é uma questão política. O deputado teve uma votação expressiva, veio agradecer 652 votos, foi o sexto deputado federal mais votado do município. O município precisa de recursos federais, precisa de recursos da Itaipu e claro nós aqui vamos trabalhar para isso acontecer", relata Ari.
Por fim, ele fala sobre a pauta do diálogo do deputado Zeca e o presidente da Itaipu Enio Verri, que é do mesmo partido do parlamentar. "O Zeca tem municípios que fazem parte da base eleitoral como todos os deputados, os vereadores, cada um tem sua base eleitoral e obviamente que ele vai atender alguns municípios. Nessa conversa basicamente, se definiu quais seriam os municípios em que o Zeca vai atuar como deputado representante, no sentido de viabilizar os recursos da Itaipu e São Miguel ficou entre esses municípios. Ele vai agilizar junto à Itaipu essa liberação dos recursos. Está previsto agora já para o ano que vem quase R$ 2 milhões de reais que serão viabilizados a partir do início do ano, para serem aplicados em saneamento básico, infraestrutura, de acordo com a necessidade do município", informa Ari.
Fonte: Costa Oeste News