106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Está em fase de testes no Porto Internacional de Santa Helena um novo sistema de fiscalização das cargas e veículos.
O equipamento funciona com uma máquina de Raio X que faz a varredura completa das cargas. A operação demora em média um minuto.
A prefeitura de Santa Helena, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico é a responsável pela administração da área alfandegada e está apoiando a Receita Federal do Brasil na implantação do projeto, fornecendo a energia e o combustível necessário ao seu funcionamento.
As imagens escaneadas são encaminhadas ao sistema da Receita Federal que cruza em tempo real as informações obtidas com os dados da importação. O sistema também consegue identificar ilícitos ou mercadorias contrabandeadas, como produtos químicos, armas, drogas e radioatividade.
Além disso, o scanner é capaz de detectar qualquer tipo de substância não apenas na carga, mas também no chassi e nos pneus do veículo.
O equipamento traz mais controle e torna mais eficiente e ágil a fiscalização e a liberação de cargas que adentram na área aduaneira.
O scanner é de propriedade da Receita Federal e além das cargas transportadas em carrocerias e em veículos de passeio, também pode realizar o raio x de containers.
Em breve, a Administração Municipal vai realizar a edificação de um novo barracão em pré-moldado, para abrigar todos os equipamentos de raio x.
Este é um dos novos projetos que estão sendo desenvolvidos no local, com o objetivo de modernizar ainda mais o Porto Internacional de Santa Helena e o scanner deve começar a operar ainda nesta semana.
Fonte: Assessoria