106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Costa Oeste News realizou entrevista com o secretário de Desenvolvimento Econômico do município de São Miguel do Iguaçu, Valcir Texeira, que fez uma avaliação da atuação da pasta no ano de 2023. O secretário iniciou comentando a atuação junto à ACISMI na realização da I EXPO no Parque de Exposições Benevenuto Verona.
“Tivemos o tempo de chuva durante a tarde, de certa forma traz um reflexo quanto à participação do público. De todo modo foi uma participação bacana, as pessoas puderam prestigiar os shows, foi um evento que correu na maior naturalidade, eu acredito que é um evento que deve continuar no calendário do município”, justificou.
Questionado sobre algo que não tenha saído como planejado, Valcir respondeu: “talvez tem algumas observações que têm que ser analisadas, mas eu acredito que tem tudo para prosseguir, tanto é porque é uma grande oportunidade que o empresário tem de poder expor o seu produto, eu vejo que faz parte de uma operação para melhorar e desenvolver cada vez mais a atividade econômica”.
Sobre algo que gostaria de ter concluído ou iniciado que não aconteceu, o secretário citou a aquisição da nova área industrial. “A gente tem diversas ações, então algumas coisas, a gente não conseguiu concluir nesse ano, mas a gente tá em tramitação. Uma delas recentemente foi a aquisição da nova área industrial, então se você vê, a gente já comprou a área, já efetuamos o pagamento, agora a gente vai para parte do estudo do loteamento industrial. É aquilo que eu sempre falo, o setor público, a gente não consegue avançar na mesma velocidade da iniciativa privada”, afirmou.
O maior orgulho de 2023, segundo Valcir, foi o programa Juro Zero, que é uma ação 100% municipal. “Conseguimos avançar na escola do trabalho. Eu vejo que esse ano foi bastante produtivo e a nossa entrega que a gente teve para nossa população”, declarou.
O programa Juro Zero, de acordo com o secretário, está caminhando e iniciando as operações novamente, após uma suspensão devido ao esgotamento do recurso. “Nessa primeira movimentação tivemos mais de 235 empresas que aderiram ao programa, 9,5 milhões que foi de contratos. Conversando com os empresários principalmente do setor industrial, eles estão bastante otimistas, tá gerando emprego e isso acaba sendo refletido nos outros setores”, informou.
Fonte: Costa Oeste News