106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O fotógrafo Fábio Gonzalez, de São Miguel do Iguaçu, foi eleito o Fotógrafo do Ano de 2023 na categoria casamento pelo Instinto Criativo Awards. Em entrevista ao Costa Oeste News, Gonzalez falou sobre a trajetória, os desafios da profissão e o impacto da inteligência artificial na fotografia.
O prêmio e o reconhecimento
Gonzalez conta que participou de uma premiação da associação ao longo do ano de 2023, enviando fotos para serem analisadas por jurados. Uma das fotos foi a que teve a maior média entre todas, concedendo-lhe o título de fotógrafo do ano.
"Esse foi um casamento que nós tivemos na Argentina, no hotel das cataratas, foi um casamento assim, numa energia muito alta", relata o fotógrafo. "Eu gosto muito de registrar os momentos como eles acontecem, eu não gosto de interferir nas cenas, é trabalhar também um pouco fotojornalismo, a fotografia documental, e foi o que aconteceu, um momento de uma energia muito alta na festa, onde eu procuro estar atento a todo instante, registrando tudo e realmente eu consegui registrar uma foto que teve todos os elementos de composição, luz, momento decisivo. ela juntou todos esses pontos que o que os jurados geralmente avaliam, como pontos positivos e se tornou uma foto muito forte."
Desafios e busca pela perfeição
Para Gonzalez, o maior desafio da profissão é estar sempre atento e buscando a melhor foto. "Eu não posso relaxar, porque eu estou sempre em busca da melhor foto. Se eu fiz uma foto boa, eu entendo, eu sei que eu posso fazer uma melhor ainda. Eu procuro capturar momentos que sejam diferentes daquilo que realmente tá no nosso trivial."
Significado do prêmio
O fotógrafo afirma que o prêmio é um reconhecimento da dedicação à profissão. "Lembro que em 2012 eu fui a um congresso de fotografia lá em Santa Catarina e começava a se falar dessas associações e já tinha fotógrafos brasileiros sendo premiados. Eu tinha o sonho na época de ter uma fotografia premiada e esse foi um momento que realmente eu comecei a buscar melhorar a minha fotografia, para que eu pudesse de fato ter meu trabalho reconhecido."
Inteligência artificial e o futuro da fotografia
Gonzalez acredita que a inteligência artificial vai fortalecer a fotografia, pois pode ajudar a deixar as fotos mais fortes e vivas. "A gente consegue fazer edição para realçar ainda mais essa fotografia e lógico que tem essas opções de você descrever ali o que você quer e a imagem sair praticamente pronta, só que aquela fotografia genuína mesmo, ela não vai desaparecer. Talvez esse trabalho da Inteligência Artificial seja muito usado para fins publicitários."
Fonte: Costa Oeste News