106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O programa Recicla SMI é uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre a reciclagem e estimular o consumo de produtos locais. O Costa Oeste Newes realizou entrevista com Devanir André, tecnólogo ambiental, e Andryws Rafael, técnico da UVR, que explicaram como funciona a campanha.
Segundo Devanir, a campanha teve início em 2021 e trabalha com quatro conjuntos: a população, que separa o material reciclável que tem e leva até a feirinha; a AMAR, Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem, que recebe o material e o reverte em vale compras; a feirinha do produtor, onde os vales compras podem ser trocados por produtos frescos e locais; e a Secretaria de Meio Ambiente, que faz ações de educação ambiental e divulgação.
“Essa é uma campanha que beneficia tanto o meio ambiente quanto a economia local. A população além de entregar o seu material reciclável, fazendo essa parte de separação também, recebe um vale compras que pode ser trocado por produtos da feirinha, fomentando então a economia local”, disse Devanir.
Andryws, por sua vez, apresentou os números referentes a 2023. “A gente realizou 11 campanhas. A gente teve um número bem expressivo, chegou a quase 3 toneladas de materiais reciclados, é um número grande para uma campanha que está ganhando dimensão no município. A gente gerou de vale em trocas na faixa de R$ 1.500, esse valor foi convertido para a feirinha do produtor. Esse material a gente deixou de ser disposto incorretamente, ele voltou para o processo, foi reciclado”, afirmou.
Devanir informou ainda que a primeira edição da campanha em 2024 será realizada neste sábado (13). Ele convidou a população a participar e a contribuir com o programa Recicla SMI. “A gente incentiva e convida a participação e a gente percebe que durante a evolução da campanha a adesão tem sido maior. A gente conta com o apoio de todos para fazer essa campanha cada vez mais forte e mais presente no nosso município”, concluiu.
Fonte: Costa Oeste News