106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Duas balanças de pesagem de bagagens da GOL Linhas Aéreas foram fechadas por irregularidades na manhã de quarta-feira (17), durante uma fiscalização no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.
A fiscalização fez parte de uma ação conjunta do Procon com outros órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC). Além do Paraná, outros 22 estados receberam fiscalizações.
Uma das balanças da companhia foi lacrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Paraná (Ipen) por descumprimento das normas após modificação no equipamento.
A outra balança, conforme o órgão, apresentou divergência de peso na medição além da tolerância prevista nas regras.
Segundo o Procon, o equipamento mostrava um peso maior do que a bagagem realmente tinha. Com isso, segundo o órgão, o consumidor pagava por um erro da companhia.
O g1 procurou a GOL Linhas Aéreas, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta.
Segundo Cesar Mello, presidente do Ipen, o órgão vistoriou aparelhos de pesagem no aeroporto no fim de 2023.
Na ocasião, as companhias que apresentaram irregularidades foram notificadas para fazerem as correções necessárias.
"Em algumas balanças, a gente encontrou divergências dentro da tolerância, então foi feita a notificação para correção. Essa notificação tinha um prazo de 10 dias. A gente está retornando hoje para conferir se as correções foram feitas e conferir se as demais balanças estão dentro do regulamento", explicou Mello.
Fonte: G1