106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Em entrevista ao Costa Oeste News, o presidente da Cresol Adenilson Zanelatto falou sobre os desafios e as conquistas da cooperativa de crédito rural em 2023, um ano marcado pela pandemia e pela crise econômica. Zanelatto também comentou sobre as expectativas e as metas para 2024, destacando o foco na retomada econômica e no apoio aos cooperados. Além disso, ele ressaltou a relevância do processo assemblear para a participação e a tomada de decisão dos associados na cooperativa.
Segundo Zanelatto, 2023 foi um ano de superação e de resultados positivos para a Cresol, que alcançou os seus objetivos e está prestes a apresentar as informações e os números aos seus cooperados nas assembleias que iniciam em fevereiro. "A gente fala com bastante alegria e diante de tudo que tem ocorrido e o ano bastante desafiador e justificando, porque nós saímos de uma pandemia, um processo que mexeu com as finanças da nossa comunidade, dos nossos cooperados e em alguns momentos, algumas pessoas até tratavam como uma crise financeira existente no pós-pandemia. Os nossos cooperados, eles tiveram bastante dificuldades com os lockdown e o nosso agronegócio também sofre essas consequências. Reunimos as nossas equipes conversamos em conselho e demos uma atenção especial ao nosso cooperado, então houve assim o momento forte de superação e essa superação trouxe o bom resultado", afirmou.
Para 2024, Zanelatto disse que a Cresol fez um planejamento bastante arrojado, levando em conta o cenário econômico e político do país, bem como as variações de preço das commodities agrícolas. Ele disse que a cooperativa acredita na oportunidade de uma retomada e quer participar disso, disponibilizando as soluções financeiras, o crédito e os custeios para os seus cooperados.
"A gente discutiu muito em reuniões estratégicas junto com as nossas diretorias, reunindo o nosso conselho, analisando as informações econômicas de nosso país, estamos sim passando por um momento sensível, o nosso congresso, contexto político tendo a reforma tributária, entre outras ações e um momento agora também que as commodities tem tido uma variação muito grande de preço. Estamos aí em plena safra, os nossos agricultores colhendo e o preço do soja em específico deu uma queda bem drasticamente, também a atividade pecuária, atividade de leite tem deixado os agricultores muito próximo dos limites de resultado. Estamos analisando isso com muito carinho, mas nós fizemos um planejamento, estamos iniciando a execução dele bastante arrojado, acreditamos muito que o nosso cooperado, a nossa comunidade vai ter a oportunidade de uma retomada, e nós queremos participar disso enquanto cooperativa, disponibilizar as soluções financeira, o crédito, os custeios", explicou.
O presidente também anunciou que a Cresol estará presente no Show Rural, um grande evento da região que reúne as novidades e as tecnologias do setor agropecuário. Ele disse que a cooperativa está super preparada para o show e que também vai acompanhar os investimentos das micro e pequenas empresas da cidade, inclusive com alguns convênios com o governo municipal da região, trabalhando com juro zero e políticas de incentivo.
"Estamos super preparados para o show Rural. É um grande evento da nossa região e também acompanhar os investimentos das nossas micro pequenas empresas na cidade. Inclusive tem alguns convênios com o governo municipal da região e trabalhando Juro Zero, trabalhando Políticas de incentivo e nós estamos muito conectados com isso", disse.
Por fim, Zanelatto destacou o significado do processo assemblear para as cooperativas, que é um momento de democracia e de transparência, onde os cooperados podem participar e decidir sobre os rumos da cooperativa. Ele convidou os associados a comparecerem nas pré-assembleias que ocorrerão em todo o município e na região em fevereiro, e na grande assembleia geral que será no dia 25 de março.
"Esse é um momento muito importante pro cooperativismo como um todo e não seria diferente com a cresol, ainda mais com o nosso modelo de proximidade de relacionamento, de estar junto ao cooperado, discutindo as estratégias da cooperativa. Essas pré-assembleias iniciam agora no mês de fevereiro, serão divulgadas datas que vai ocorrer em todo o município e em toda a região também. Na sequência dia 25 de Março, a grande assembleia geral, que é de fato a gente consolida tudo isso e a gente tem as aprovações dos cooperados, frente aos resultados da cooperativa", concluiu.
Fonte: Costa Oeste News