106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A colheita da safra de soja 2023/2024 está em andamento na região Oeste do Paraná. Durante mais este ciclo, os produtores rurais tiveram que enfrentar as intempéries climáticas. Na lavoura de Lino Valiati não foi diferente.
Para o agricultor, o resultado está sendo positivo. “Tivemos períodos de muitas chuvas que acabaram prejudicando as plantas no início, e posteriormente a falta de chuva prejudicou. Mesmo assim as plantas se comportaram bem suportando o período de estiagem”, destaca ele.
Quanto a produtividade, pelas projeções iniciais do agricultor, o rendimento deve ser na casa de 130 sacas por alqueire.
No dia a dia de trabalho, os produtores rurais precisam enfrentar muitos desafios, mas com experiência e força de vontade, tudo pode ser superado.
“Eu sempre falo, posso escolher a semente, mas no futuro sou obrigado a colher aquilo que plantei. Assim é para todas as escolhas que fizemos na vida. Precisamos ter planejamento e confiança naquilo que fazemos. O conhecimento que meu pai me passou e estou conseguindo repassar para os meus filhos é de extrema importância para os trabalhos e para a sucessão. Com essas diretrizes, a gente nunca vai acertar o olho da mosca, mas pelo menos na mosca a gente acerta”, encerra o produtor rural Lino Valiati.
Fonte: Costa Oeste News