106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Hospital e Maternidade de São Miguel Arcanjo, localizado no município de São Miguel do Iguaçu, no Paraná, anunciou uma série de melhorias no atendimento aos pacientes internados. Em entrevista ao Costa Oeste News, o diretor clínico e geral do hospital, Dr. Pedro Matias, explicou as mudanças e os benefícios que elas trazem para a população.
Segundo o Dr. Pedro, uma das mudanças foi na estrutura de abordagem dos familiares com os pacientes internados. Agora, os familiares podem procurar o hospital às 10 horas da manhã e receber as informações do médico responsável.
"Nossa estrutura mudou, nós temos um médico hospitalista, além do plantonista que é o socorrista. Nós temos esse médico que ele faz as avaliações dos pacientes internados todos os dias, então, o mesmo médico que dá sequência do paciente internado, com isso nós ganhamos que o próprio paciente tem uma continuidade no tratamento", disse o Dr. Pedro.
Ele afirmou que essa mudança foi produtiva, pois antes havia dificuldade na continuidade do tratamento, já que cada dia um médico diferente avaliava o paciente e podia prescrever uma medicação diferente. "Então a gente enxergando isso, a gente definiu que seria um mesmo médico para dar sequência, que ele teria uma avaliação mais precisa e mais segura do paciente", completou.
Outra novidade anunciada pelo Dr. Pedro foi o convênio firmado com o Hospital Madre de Dio, que é um hospital de referência na região, para realizar cirurgias de média e alta complexidade, que o Hospital de São Miguel Arcanjo não tinha condições de fazer por questões de UTI e de especialistas. Essas cirurgias eram encaminhadas para fora do município, através do tratamento fora de domicílio (TFD), que dependia da nona regional de saúde e da fila de espera.
"Foi assinado um convênio com o Hospital Madre de Dio, aquelas cirurgias de média e alta complexidade, aquelas cirurgias que a gente não estava conseguindo fazer dentro do nosso hospital. A grande maioria estava sendo mandado para Curitiba, que era o hospital nosso de referência, para Mariana, esses municípios que aportavam isso. Com esse convênio, hoje, não vai mais precisar ir tão longe para esse tratamento. A fila vai ser respeitada, mas agora vai ser feito aqui no Hospital Madre de Dio", explicou o Dr. Pedro.
Ele ressaltou que essa parceria traz benefícios para os pacientes, que terão mais comodidade, agilidade e qualidade no atendimento, e para o município, que terá mais recursos para investir na saúde. "É um ganho muito grande para a população de São Miguel do Iguaçu e para a região, porque nós vamos ter um hospital de referência aqui perto, que vai nos dar todo o suporte necessário", disse.
Por fim, o Dr. Pedro informou que assumiu o cargo de diretor geral do hospital, além de continuar como diretor clínico e responsável técnico. Ele disse que essa mudança foi apenas uma questão de nomenclatura, que precisava ser adequada aos outros hospitais e à configuração do hospital junto à nona regional de saúde.
Fonte: Costa Oeste News