106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de São Miguel do Iguaçu está realizando uma campanha de arrecadação de materiais escolares para as crianças em situação de vulnerabilidade social do município. A campanha começou no dia 23 de janeiro e vai até o final do mês. Os interessados em colaborar podem doar materiais básicos, como cadernos, lápis e borrachas, que serão distribuídos às famílias que não têm condições de comprar.
A ideia da campanha surgiu da observação da grande demanda por materiais escolares por parte das famílias atendidas pelo Conselho Tutelar, que muitas vezes não têm recursos nem para o transporte escolar. Segundo Viviane França, uma das conselheiras tutelares, a campanha é uma forma de garantir o direito à educação das crianças e adolescentes. "Nós do Conselho Tutelar, iniciamos essa campanha de volta às aulas para arrecadar materiais escolares. Nós sentamos, analisamos pela grande procura que tem das pessoas que precisam, as crianças que precisam de material escolar, uma grande vulnerabilidade social que nós temos no município", disse.
A campanha não é uma novidade no Conselho Tutelar, que já havia realizado uma ação semelhante há alguns anos, mas que foi interrompida pela pandemia. Agora, com a posse dos novos membros, eleitos em outubro de 2023, a campanha foi retomada. Denise Bauer, presidente do Conselho Tutelar, explica que a decisão foi tomada em conjunto com os demais conselheiros, levando em conta a urgência da situação. "Na verdade, anos atrás, o outro colegiado realizou essa campanha, mas já fazia uns dois anos que não vinha sendo feito. Agora a gente resolveu retomar e em conversa com o colegiado, devido a essa demanda, mesmo estando um pouco em cima da hora, acho que é válido", afirmou.
Denise ressalta que a campanha não tem um objetivo específico de arrecadar uma quantidade ou um valor de materiais, mas sim de atender o máximo possível de famílias. Ela diz que qualquer doação é bem-vinda. "A gente preza principalmente pelo básico, porque assim, as famílias não têm nada, até mochila. Se alguém quiser doar, não precisa ser nova. Estamos recebendo caderno, lápis, borracha, tudo será bem-vindo", declarou.
As doações podem ser entregues na sede do Conselho Tutelar, que fica na Rua Duque de Caxias, no Centro, ao lado da Combate Max. A entrega dos materiais às famílias será feita após o término da campanha, de acordo com os critérios de prioridade estabelecidos pelo Conselho Tutelar.
Segurança no ano letivo
Além da campanha de doação de materiais escolares, o Conselho Tutelar de São Miguel do Iguaçu também está planejando outras ações para o ano letivo de 2024, que tem início previsto para o dia 05 de fevereiro. Uma das preocupações dos conselheiros é com a segurança das crianças e adolescentes nas escolas.
Denise Bauer informa que o Conselho Tutelar vai iniciar um trabalho de visitação às escolas municipais e estaduais, para conhecer a realidade de cada uma e estabelecer um canal de comunicação e parceria com os diretores, professores, funcionários, pais e alunos. Ela diz que o objetivo é orientar, fiscalizar e intervir nas situações de risco ou de violação de direitos que possam ocorrer no ambiente escolar. "A gente vai começar a ir nas escolas, a gente está discutindo. Nós começamos o colegiado faz uma semana, desde então a gente está começando a discutir as ações, preparando o ano todo das ações para ser realizada o ano todo. Muito recente com esse novo colegiado, mas a gente está buscando, conversando, fazendo reuniões para a gente começar a implementar todas as decisões", finalizou.
Fonte: Costa Oeste News