106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na última semana, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena realizou uma significativa contribuição para a atividade piscícola local, entregando mais de 8 mil alevinos a 14 psicultores do município. Esses produtores optaram por adquirir os alevinos por meio do sindicato, que atua como intermediário na transação, proporcionando preços mais acessíveis aos santa-helenenses.
Dentre as espécies disponibilizadas, destacam-se a carpa capim, carpa cabeça grande, trairão, tilápia, dourado e pintado. O presidente da entidade, Flávio Back, ressaltou que muitos produtores não só adquiriram os alevinos para consumo próprio, mas também visam a comercialização do pescado como uma fonte adicional de renda, promovendo a diversificação das propriedades locais.
De acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), atualizados em 2023, em comparação com a produção de 2022, Santa Helena abriga quase 100 piscicultores engajados na produção em larga escala de tilápia e pacu para fins comerciais. Além disso, quase 50 produtores estão envolvidos na comercialização de tambacu no município.
Dos aproximadamente 100 produtores dedicados à produção de tilápia, foram alcançadas cerca de 900 toneladas em 2022. Para o ano de 2023, números preliminares indicam uma expressiva expansão, projetando a produção para cerca de 1 milhão de toneladas de tilápia e aproximadamente 100 toneladas de pacu.
Vale ressaltar que muitos desses produtores já estão integrados a cooperativas, fortalecendo ainda mais a atividade no município. O comprometimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Helena em facilitar o acesso a alevinos de qualidade evidencia o papel fundamental da entidade no desenvolvimento sustentável da piscicultura local.
Novos pedidos já podem ser feitos junto ao sindicato rural, com entrega prevista para o mês de fevereiro, segundo Flávio Back.
Fonte: CNWT