106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, iniciou neste mês de fevereiro uma campanha de conscientização sobre a hanseníase, doença infecciosa, contagiosa, de evolução crônica, causada por uma bactéria.
A ação compreende um questionário que será aplicado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) em todas as residências do município até o dia 09 de fevereiro. “Na sequência, os questionários deverão ser entregues para as enfermeiras de cada Estratégia de Saúde da Família realizarem a estratificação”, informou a diretora de Atenção Primária à Saúde, Ana Laura Martens da Silva.
Após essa estratificação, as enfermeiras vão agendar consulta médica para os casos suspeitos no dia 16 de fevereiro, que será o ‘Dia D’. “Neste dia os agentes estarão na unidade orientando e entregando panfletos aos pacientes” completou Ana.
A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, disse que esse trabalho é voltado para a conscientização e o rasteio de possíveis pacientes com sintomas da doença. “Se tratada corretamente é uma doença que tem cura”, explicou.
Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são manchas (brancas avermelhadas, acastanhadas ou amarronzadas) e/ou áreas da pele com alteração da sensibilidade térmica (ao calor e frio) e/ou dolosas (a dor) e/ou tátil (ao tato); comprometimento do (s) nervo (s) periférico (s), áreas com diminuição dos pelos e do suor; sensação de formigamento e/ou fisgadas, diminuição ou ausência da sensibilidade e/ou da força muscular na face, e/ou nas mãos e/ou nos pés e caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
Fonte: Assessoria